Mostrando postagens com marcador UFMA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador UFMA. Mostrar todas as postagens

12 de fev. de 2017

UFMA assina contrato para obra de restauração do antigo SIOGE


Foi assinado, no início de fervereiro, o contrato entre a Universidade Federal do Maranhão e a empresa Novo Horizonte, vencedora da licitação para restaurar o antigo prédio do Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado (SIOGE). 
A obra, que contará com recursos da Petrobrás, é um projeto da UFMA em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN com o objetivo de guardar e custodiar os achados arqueológicos da área de implantação da Refinaria Premium, em Bacabeira (MA). O espaço vai abrigar também a pós-graduação em Arqueologia da UFMA e o curso de História.

O prédio, onde funcionou a extinta Fábrica Progresso, foi construído no final do século XIX. Posteriormente, foi a sede do Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado (SIOGE). Localizado na Rua Antônio Rayol, Centro, o prédio foi cedido pelo Estado à UFMA, em acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Segundo a reitora da UFMA Nair Portela, a obra, que tem a finalidade de revitalizar o Patrimônio Histórico, vai durar 1 ano e 4 meses. “Essa obra é de grande importância porque é mais um espaço do Centro Histórico que a Universidade recupera, e, com a restauração deste monumento, a UFMA cria mais um local adequado para o ensino, a pesquisa e extensão, em uma área tombada pelo IPHAN e que tem a responsabilidade de armazenar e estudar os artefatos arqueológicos encontrados em Bacabeira, durante a construção da Refinaria Premium”, lembrou Guilherme Abreu, prefeito da Cidade Universitária.

Da Ascom-UFMA.
Enviado por Eri Santos Castro.
#compartilhe

28 de mar. de 2016

Milhares de estudante vão às ruas por melhorias nos transportes e pela imediata revogação do aumento das passagens

No primeiro dia das manifestações, o DCE da UFMA confirma que o movimento pela melhoria do transporte coletivo de São Luís e pela revogação do aumento das passagens reuniu nesta segunda (28), mais de 5 mil pessoas no Centro, na Bacanga-UFMA. Está confirmado a ampliação do movimento para os bairros da Cahab, Anil e Monte Castelo. E tudo em direção ao centro, a parir das 15h, desta terça (29).
-0:29
6308 visualizações com Honorato Fernandes, Adrovando Brandão...
Caminhada dos estudantes contra o aumento de passagem nesse momento no centro de São Luís. Precisava ser assim ? Precisava não !!!

23 de jun. de 2015

Sociedade debate ética na imprensa, em Imperatriz

O evento acontece nesta quarta-feira (24), com a participação de diversos convidados e comunicadores

IMPERATRIZ – Com o objetivo de refletir sobre as práticas dos comunicadores de diversos veículos locais, principalmente, quanto ao tratamento dado às tragédias e à violência, a comunidade acadêmica promove, nesta quarta-feira (24), às 19h30, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Centro, o debate “Ética na imprensa imperatrizense: limites e desafios para a cobertura de tragédias”.

De acordo com a professora do curso de Jornalismo Roseane Arcanjo, que participa da organização do evento, o debate envolve as responsabilidades tanto de jornalistas quanto dos próprios internautas na geração de conteúdo e informação.

“A sociedade merece uma cobertura jornalística mais ética e que respeite os direitos fundamentais dos cidadãos. É necessário debatermos sobre as responsabilidades tanto de jornalistas quanto de internautas que produzem conteúdos explorando a violência e o crime, e depois compartilham isso nas redes sociais. É necessário que os profissionais não estimulem essas ações”, afirma.

Para isso, alguns representantes de segmentos sociais foram convidados para falar sobre a temática, como o promotor de justiça Joaquim Junior, o defensor público Fábio Carvalho, a professora de Direito e Legislação em Jornalismo Rosana Pereira, a jornalista Tátyna Viana e, para representar as famílias expostas pela imprensa, Antônia Martins.

Além dos acadêmicos, professores e convidados, devem participar da discussão os profissionais da imprensa local, desde a TV, rádio, até os sites e blogues independentes. Roseane explica que a expansão do tema para além dos muros da universidade garante a pluralidade de vozes.

“Tornar o espaço universitários mais plural, com mais vozes e debates, construir efetivamente uma universidade popular e não elitista”, diz.

O debate é realizado por meio da parceria entre o Centro Acadêmico do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, o jornal alternativo 4Bocas e componentes do comando de greve da UFMA.

Greve de professores
Segundo a professora Roseane Arcanjo Pinheiro, o debate foi incluído nas atividades da mobilização de professores, técnicos e alunos que apoiam a paralisação, iniciada, em Imperatriz,no dia 10 de junho.


“O objetivo dos estudantes de Jornalismo coincidiu com o objetivo do movimento #ocupeufma, de professores, estudantes e técnicos-administrativos: aproximar a universidade da sociedade e trazer mais segmentos para o espaço universitário”, conta a professora.

Por Mariana Castro.
Enviado por Eri Santos Castro.
#Compartilhe.

24 de mai. de 2015

Veja momentos do encerramento da campanha de Nair Portela reitora da UFMA

Na última sexta (22) tive o prazer de participar do encerramento da campanha dos professores Nair Portela e Fernando para a reitoria da UFMA. Na oportunidade artistas maranhenses participaram do ato-festa: Erasmo Dibel, Walber Pessoa, Ivandro Coelho, Augusto Bastos, Chagas da Maioba, Sérgio Brenha, Ronald Pinheiro, Josias Sobrinho...Avante, a UFMA não vai parar!

23 de mai. de 2015

Dr Leo Castro- De Natalino Salgado à Nair Portela: a UFMA não vai parar

Dr Leo: A UFMA não vai parar!

Nestes novos tempos em que o Maranhão e os maranhenses renascem com suas esperanças, por muito tempo ceifadas, de uma terra-mãe de oportunidades para todos, a candidatura e a vitória próxima dos Professores Nair Portela e Fernando Carvalho à reitoria da UFMA, Universidade onde honrosamente obtive meu título de médico em 1985, encerra motivação para regozijo, alegria e percepção de que tais esperanças se podem tornar possíveis. 

A professora Nair Portela, de uma vida longamente dedicada ao ensino superior e à frente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA, é a certeza inequívoca da continuação da gestão revolucionária do reitor Natalino Salgado, onde a Academia e o Povo se tornaram um binômio indivisível por princípio e fim, como tem quer ser! Eu apoio incondicionalmente sua justa candidatura e reafirmo que ganham com sua vitória é a UFMA e o Povo do Maranhão.


Leonaldson Castro, cirurgião de câncer do Instituto Nacional de Câncer, Mestre e PhD em Cirurgia, Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO)
Enviado do meu iPhone

22 de mai. de 2015

Babilônia na UFMA- Ato-show de encerramento de campanha de Nair Portela reitora

BABILÔNIA NA UFMA!
Hoje (22), SEXTA 6 E MEIA, na área de vivência, ato-show em apoio a professora Nair Portela Reitora, com as presenças de diversas lideranças acadêmicas e da sociedade e ainda ato cultural com Tribo de Jah, Josias Sobrinho, Augusto Bastos, Valber Pessoa, Ronald Pinheiro, Ivandro Coelho, Papete e seu boi mimoso, Erasmo Di Bel, Wilson Jara, Chagas do boi da Maioba, Cecília Leite, Sérgio Brenha ... AVANTE, A UFMA NÃO PODE PARAR!

20 de mai. de 2015

Babilônia na UFMA: Encerramento da campanha de Nair Portela será na área de Vivência, relembrando o projeto do DCE SEXTA 6 E MEIA


Estive com os professores Dimas Salustiano (Direito) e Patrickson Santos (Engenharia), Alcidinho de Primeira Cruz e dirigentes da UFMA confirmando a nossa participação no ato político-cultural na Sexta 6ª e Meia- uma alusão a um projeto de debates e cultural da Geração Henfil, do DCE-Diretório Central dos Estudantes, ( figurados por Flávio Dino, Márcio Jerry, Eri Castro, Dimas Salustiano, Jarbas Couto, Laurinda Pinto, Wal Oliveira, Lúcio Maia, Anibal Lins, Romeno Barros, Sirliane Paiva, Rita Ivana, Genivaldo Abre, Martim José,  Pedro Dualibe, Jefferson Portela, Ana Maria, Eurípedes Serra, Josinaldo da Luz, Douglas Martins, Paulo Madeira, Deane Costa, Ananias Martins, Marlon Reis, Manuel Matos, Carlos Maceira, Nonato Chocolate, Wagner Cabral, Mário Macieira, Márcio Jardim, Sálvio Dino..., que aconteceu no final da década de 80 e início dos anos 90-) na área de vivência, nesta sexta (22), seis e meia em apoio a professora Nair Portela Reitora, com as presenças de diversas lideranças acadêmicas e da sociedade e ainda ato cultural de Josias Sobrinho, Augusto Bastos, Valber Pessoa, Ronald Pinheiro, Joãozinho Ribeiro, Ivandro Coelho, Mano Borges, Celso Reis, Cecília Leite, Sérgio Brenha ... AVANTE UFMA!

Esse evento será caracterizado como o ato de encerramento da campanha de Nair Portela reitora da UFMA.

4 de mai. de 2015

Nair Portela reitora da UFMA

Nair Portela, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA, demonstrou ter apoio expressivo entre professores, estudantes e técnicos administrativos durante ato de registro de candidatura a reitora

O clima de otimismo e confiança marcou a inscrição da candidatura da professora e enfermeira Nair Portela ao cargo de reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Membros da comunidade acadêmica compareceram em grande número ao ato para apoiar a candidatura da atual diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. A consulta prévia para a indicação dos nomes para a reitoria da universidade será realizada no dia 27 de maio.

Demonstrando compromisso e seriedade, a professora Nair Portela manteve um intenso trabalho durante a gestão de Natalino Salgado. A candidata ao cargo de reitora da UFMA tem um currículo extenso, que perpassa tanto a área do ensino quanto a da extensão e da pesquisa e pode ser a primeira mulher a ocupar a reitoria da universidade.

Segundo Nair, a campanha está em estágio de preparação já que começará oficialmente somente no próximo dia 7 de maio, conforme o calendário eleitoral fixado no edital que regulamenta a consulta prévia.“A partir do dia 7, vamos percorrer toda a universidade apresentando as nossas propostas”, afirmou aos presentes ao ato de registro de candidatura.

Portela acredita que a Universidade Federal do Maranhão está vivendo um momento histórico e de grandes mudanças que a transformaram em uma nova universidade. “Tivemos muita reformas, não apenas estruturais, mas também de organização interna, como a implantação de novos projetos políticos pedagógicos. A minha missão é dar continuidade ao desenvolvimento, mas, principalmente, avançar ainda mais porque a universidade tem de crescer continuamente. Depois de cada realização, há sempre mais coisas a fazer”, declarou.

Nair Portela registrou sua candidatura ao lado do químico Fernando Carvalho, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, que concorrerá à vaga de vice-reitor da UFMA. Ambos têm o apoio do reitor Natalino Salgado. Presente no momento da inscrição, Salgado, disse esperar que a consulta prévia venha transcorrer de forma tranquila e que o resultado demonstre a maturidade da comunidade acadêmica."Esperamos que todos reconheçam e optem por uma continuidade das ações de desenvolvimento, modernização e investimento na universidade que nossa equipe estabeleceu como objetivo", afirmou o reitor.

Natalino diz acreditar que Nair Portela é o nome mais indicado para sucedê-lo. "Nair Portela conduziu ao longo de toda a minha administração um grande trabalho na área de gestão, ensino e pesquisa e ajudou na evolução que se instaurou nos últimos anos na UFMA. Teve uma atuação exemplar à frente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, renovando e fortalecendo cursos, colaborando com os professores e alunos", declarou.

A consulta prévia envolverá professores, técnicos e estudantes da instituição. O resultado sairá no dia 28 de maio. O processo visa identificar as preferências da comunidade universitária. Os nomes mais votados ainda serão submetidos ao Colégio Eleitoral Especial, a quem compete a elaboração da lista tríplice a ser encaminhada ao Governo Federal. Somente os candidatos que atingirem 10% dos votos válidos serão indicados ao Colégio Eleitoral. O voto é facultativo, direto e secreto.

Ao sair do Departamento de Protocolo Geral (DEPA), após o registro de sua candidatura, Nair Portela foi ovacionada por mais de 200 servidores, entre técnicos, professores e estudantes da UFMA. Eles aplaudiram com intensidade a candidata à reitoria e aclamaram seu nome em clima de euforia.

PERFIL

Nair Portela Silva Coutinho é, atualmente, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Maranhão e professora do Departamento de Enfermagem. Tem mestrado em Pedagogia Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2000) / Universidade Estadual do Ceará e doutorado em Ciências da Saúde pela UnB. Foi Diretora Adjunta de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Universitário e tem experiência na área de enfermagem, gestão em serviços de saúde, pedagogia profissional, bioética, saúde da família, atuando principalmente nos seguintes temas: humanização, hospital universitário, saúde pública, ética profissional e bioética, saúde do adulto e do idoso.

9 de mar. de 2015

Prof. Pasquale realiza palestra em aula inaugural da UFMA na segunda (9)


A Universidade Federal do Maranhão realiza sua aula inaugural de 2015 nesta segunda-feira (9), às 17h, no Centro de Convenções da UFMA. O destaque do evento  será a palestra do professor Pasquale Cipro Neto, com o tema “A leitura da realidade precede a leitura da palavra”, baseado na frase do pedagogo e escritor Paulo Freire.

Pasquale é o consultor do Curso de Capacitação em Língua Portuguesa, que será
 ofertado online e de forma autoinstrucional pela Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA).

Durante a aula inaugural, serão apresentados e disponibilizados os aplicativos gratuitos do curso para tablets e smartphones, que poderão ser acessados por qualquer pessoa que tenha interesse em relembrar ou se aperfeiçoar na língua, sem custo.

Pauta: João Carlos Raposo Moreira.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

7 de dez. de 2014

Confraternização do Movimento Estudantil do final do anos 80


Laurinda Pinto compartilhou a foto de Kelle Maia.

Só alegria e amizade nos UNE....Salve, ME!
Aconteceu sexta (5), no Classic Eventos, a confraternização do Movimento Estudantil dos anos 80.Estavam presentes Romeno, Lúcio Maia, Darlúcia, Laurinda, Mário Maceira, Pedro Dualibe, Rinaldo, Coelho, Leide, Jefferson Portela, Douglas Melo, Miltinho Aragão, Dimas, Rosiani, Conceição Moscoso, Wal, Jair, Débora, Fafá, Lúcia Lucena, Ana Ramos, Marco Antônio, Norma, Socorro, Wagner Cabral, Jorge Azevedo, Márcia Maia, Mariazinha,Régina Galeno,Fernanda Wolff, Malheiros, Maira Maria, Pedro Cordeiro, Nair Portela, Celso Reis, Rosálio, Flávia, Silvino, Genivaldo, Félix Alberto, Celijon, Fernando Silva, Washington Torreão, Eurípedes, Josinaldo, Rossana, Bel, Marinilde, Silvane, Norminha, Windson, Guto, Nonato, Ubirani,Gilmar, Ricardo Ferro, Magno, Nilde, Leide... Eri Castro. 
Estou numa festa incrível de confraternização!
Aqui as pessoas se conheceram num tempo de forte ideologia política e em que o PT tinha manifesto!
Hoje o PT só tem Habeas Corpus !

11 de nov. de 2014

Flávio Dino anuncia professora Ester Marques para Secretaria de Cultura

Ester Marques será a secretária de Cultura

O governador eleito Flávio Dino segue com a composição de sua equipe de trabalho. A professora Ester Marques foi anunciada na manhã desta terça-feira (11) para assumir a Secretaria de Cultura a partir de 1º de janeiro. Este é o 21º anúncio de Flávio Dino através das redes sociais.

Ester Marques assumirá a Secretaria de Cultura com o objetivo de implementar compromissos assumidos pelo Programa de Governo apresentado por Flávio Dino, como a expansão de estruturas adequadas para atividades culturais em municípios maranhenses e também do Programa Pontos de Cultura, do Governo Federal, democratizando o apoio financeiro e técnico aos grupos culturais.

Conheça o perfil da nova secretária:

Ester Marques – Secretaria de Cultura

Ester Marques é professora do Departamento de Comunicação da UFMA, formada em Comunicação, com mestrado em Comunicação e Cultura pela UNB e está concluindo o doutorado em Ciências da Comunicação. É do Conselho Estadual de Cultura, da Comissão de Análise de Projetos da Lei de Incentivo da Cultura. Coordenou como analista técnica o Plano Estadual de Cultura. É também produtora cultural e membro da Comissão Maranhense de Folclore. Foi diretora geral do Sesc no Maranhão. Desde 2012, é assessora de Comunicação da UFMA.

Flávio Dino anuncia o primeiro presidente da Fapema oriundo da UEMA, antes foram 8 da UFMA


Alex Oliveira de Souza será o primeiro presidente da Fapema da UEMA, antes foram 8 presidentes oriundos da UFMA
Flávio Dino acaba de anunciar mais um nome para compor a sua equipe de governo. O professor da Uema, Alex Oliveira de Souza, será o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) a partir de 1º de janeiro. O anúncio foi feito pelas redes sociais nesta segunda-feira (10).

A Fapema está vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Alex Oliveira assumirá a Fundação com a diretriz de popularizar a Ciência e a Tecnologia no Maranhão, com a ampliação do acesso a pesquisadores, fomento à pesquisa no estado e promoção da transparência nas ações desempenhadas pela instituição. 

Será da Fapema também o cumprimento de uma das propostas listadas no Programa de Governo de Flávio Dino: investir na formação de Doutores, com a concessão de bolsas, e aplicar uma política de descentralização para atingir diferentes regiões do estado. Outra iniciativa será o Programa Inova Maranhão, com o incentivo de descobertas científicas e tecnológicas. 

Conheça o perfil do novo diretor-presidente:

ALEX OLIVEIRA DE SOUZA – Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema)
Alex Oliveira é doutor em Urbanismo pela Universidade Paris Est, mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco e arquiteto e urbanista pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócio Regional e vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão. É consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, membro titular do Conselho Estadual das Cidades do Maranhão e tem atuação junto a movimentos sociais. Tem experiência na área de Planejamento e Projeto Urbano e Regional, com ênfase na construção de projetos em ambientes colaborativos, participativos e sustentáveis, atuando, entre os temas, com inovação Urbana e Sustentabilidade de Sítios Urbanos de Interesse Social, Cultural e Ambiental. Possui vários trabalhos publicados em anais de congressos, periódicos e livros.

30 de jun. de 2014

Babilônia tremeu: Profº de matemática da UFMA-UEMA e doutor, pela Unicamp atesta que mais de 40 mil pessoas passaram pela Convenção das oposições



O professor de matemática da UEMA/UFMA e doutor pela Unicamp João Coelho Filho, em entrevista ao Jornal Pessoal Eri Castro informou que não menos de 40 mil pessoas passaram na Convenção que homologou as candidaturas de Flávio Dino Governador, Carlos Brandão Vice-governador e Roberto Rocha Senador. 

Veja o seu cálculo: 100m X 100m= 10 000m² esse era o espaço mínimo ocupado intensivamente (Auditório, salão de acesso e área externa sem ser o estacionamento com fotos abaixo e mais a área lateral destinada para alimentação sem foto). Multiplique 4 pessoas por m², o resultado é 40 mil pessoas presentes na Convenção do Flávio Dino.

Área externa da Convenção, no Multi-Center Sebrae, lotado.
Área do estacionamento 01 ocupada pelas tendas dos partidos.
Salão de acesso ao auditório superlotado.
Auditório também superlotado.