28 de ago de 2011

A OTAN, A LÍBIA, E A ESPERTEZA DOS TOLOS

O dia 11 de novembro de 1630 foi decisivo para a história da França e da Europa. Nesse dia, em Versailles, um jovem rei, Luís 13, rompeu com a mãe, a Rainha Maria de Médicis, e entregou todo o poder político da França a seu ministro, o Cardeal de Richelieu. Richelieu amanhecera deposto pela Rainha, mas um de seus conselheiros o convenceu a ir até o monarca, e expor-lhe suas razões. Foi uma conversa sem testemunhas. O fato é que Luis 13 teve a atitude que correspondia ao filho de Henrique IV: “entre minha mãe e o Estado, fico com o Estado”.
Ao tomar conhecimento da reviravolta, quando os inimigos do Cardeal festejavam sua derrota, o poeta Guillaume Bautru, futuro Conde de Serrant – um dos fundadores da Academia Francesa, libertino, sedutor, e homem de frases curtas e fortes – resumiu os fatos, ao ridicularizar os açodados: “c’est la journée des dupes”. Em nossa boa língua pátria, “o dia dos tolos”. Ao mesmo tempo em que se vingava da princesa italiana, que o humilhara, Richelieu iniciava uma fase de grandeza da monarquia de seu país que só se encerraria 162 anos depois, com a decapitação de Luís 16.
A história é cheia de jornadas semelhantes. Os planos, por mais bem elaborados sejam, nunca se cumprem exatamente e, na maioria das vezes, se frustram, diante dos caprichosos deuses do inesperado. O caso da Líbia, se o examinarmos com cuidado, está prometendo ser uma operação “des dupes”. Não vai, nesta análise, qualquer juízo moral sobre Khadafi. É certo que se trata de um megalômano, que, tendo chegado ao poder aos 27 anos, provavelmente não estivesse preparado para administrar o êxito que coroou a sua participação na revolta contra outro déspota, o rei Idris. Mas Khadafi não teria sido quem foi, durante 42 anos, se a Europa e os Estados Unidos não tivessem tido atitude sinuosa e incoerente para com o seu regime. Reagan chegou a determinar o ataque aéreo a Trípoli e Bengazi, em 1986, quando uma residência de Khadafi foi atingida e uma sua filha adotiva morreu. Esses ataques, longe de enfraquecer o governante, fortaleceram-no, e desestimularam os poucos inimigos tribais internos.
Os interesses econômicos da Europa, que fazia bons negócios com o dirigente do velho espaço dos beduínos, berberes e tuaregues, ditaram as oscilações da diplomacia diante de Trípoli. A bolsa, sempre pejada e generosa, de Khadafi, favorecia seus entendimentos e os de seus filhos com altos funcionários das chancelarias européias e financiavam festas suntuosas a que eram convidadas as grandes celebridades do show business e dos círculos ociosos da grã-finagem internacional. Enfim, Khadafi fazia o que quase todos fazem. Não é por acaso que Berlusconi sempre o teve como um de seus mais devotados amigos, até que, coerente com seu caráter, somou-se à cruzada contra Trípoli.
Khadafi, por mais insano tenha sido – e todos podiam identificar os sinais de sua mente vacilante – fez um governo de bem-estar social, como nenhum outro da região. Contando com os recursos do petróleo, criou sistema de assistência à saúde que, mesmo restrito aos centros urbanos, tem sido exemplar. Reduziu drasticamente os níveis de mortalidade infantil, possibilitou o tratamento gratuito de toda a população, universalizou a educação, estimulou a agricultura nas raras terras cultiváveis, e fixou salários dignos para os trabalhadores. É certo que se enriqueceu e enriqueceu seus familiares e favoritos, mas os líbios não tinham por que queixar-se de sua política social. Em contrapartida, não admitia qualquer tipo de oposição.
Monsieur Sarkozy, que anda fazendo apostas perigosas com a posteridade, e Cameron, da Grã Bretanha, foram os grandes animadores da intervenção maciça da Otan contra a Líbia. A ocasião era propícia. A Europa se encontra combalida com a crise econômica e o avanço da corrupção está erodindo a coesão de seus povos. O tema é de particular intimidade da França, detentora, na História, dos mais espetaculares escândalos, entre eles o da frustrada construção do Canal do Panamá por uma companhia francesa: a empresa obtivera, mediante propinas a muitos parlamentares, a concessão de uma loteria especial para o financiamento da obra, recolhera investimentos pesados dos homens de negócios europeus e dos poupadores modestos, e quebrou espetacularmente poucos meses depois. Durante muito tempo, “panamá” passou a ser sinônimo, em todas as línguas, de negócios escusos e da corrupção política. Talvez com a única exceção dos tempos de De Gaulle, nunca houve governo na França imune a denúncias de sujeiras semelhantes. A corrupção foi uma das causas da Revolução Francesa.
Quase todos estão saudando a vitória contra Khadafi, mas isso não significa que tenham conquistado a Líbia. São grupos internos de interesses diferentes que se uniram, para livrar-se de um inimigo comum, com o apoio das potências estrangeiras, que bombardearam sistematicamente a população civil - o que, convenhamos, é terrorismo puro. Mas, sempre que as armas se calam, novo e mais complicado conflito se inicia. Quem assumirá o poder? Irão as tribos do deserto, que se relacionam entre elas mediante complexa malha de fidelidade, fundada no parentesco e nas alianças bélicas seculares, unir-se sob um protetorado estrangeiro? É duvidoso.
Há uma questão de fundo, que Sarkozy e Cameron, em seu açodamento, desprezaram. Londres e Paris, pressurosos em aproveitar os episódios dos países árabes, a fim de reocuparem seu domínio colonial, tomando o lugar da Itália na influência sobre a Líbia, esqueceram-se de Israel. Mubarak, do Egito, o principal aliado de Tel-Aviv, e fiel vassalo de Washington, perdeu o poder e corre o risco de perder também a cabeça. Israel tomou a iniciativa de provocar as novas autoridades do Egito ao cometer o ataque fronteiriço, que causou a morte de oficiais daquele país, na pressão para que se feche novamente a passagem aos palestinos. Nada indica que os governos que eventualmente sucedam aos déspotas destituídos no Egito e na Tunísia, e os que possam vir a ser derrubados nas vizinhanças, sejam mais condescendentes com Israel. Até mesmo a Síria é uma incógnita, no caso em que Assad perca o mando. A Itália, acossada pela crise econômica e pela desmoralização de Berlusconi, em lugar da neutralidade, somou-se, na undécima hora, aos agressores.
Os fundamentalistas islâmicos se somam aos que saúdam os movimentos de rebeldia nos países árabes. Por que? A Palestina, por intermédio do Hamas, aplaude o fim de Khadafi. Terá suas razões para isso. E a rede Al Jazeera já está emitindo de Trípoli. Como se queixou Khadafi, a Al-Qaeda não o apoiava.
Enfim, para lembrar o burlador Conde de Serrant, é bem provável que este ano de 2011 fique na história, para o Ocidente, e outros, como o ano dos tolos.

Por Mauro Sntayana, veja aqui. 
Editado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

20 comentários:

Anônimo disse...

Ӏ know thiѕ site presents quаlitу
ԁependіng articles and οther stuff, is there anу οtheг sitе
whіch pгesentѕ such data іn qualіty?


Review my blog post: Laser Hair Removal Nyc

Anônimo disse...

I knoω this site presents quality ԁepеnding aгticles and other stuff, is therе anу
other site ωhich presents ѕuch ԁata in qualitу?


My blog post; Laser Hair Removal Nyc
My web site - silk n reviews

Anônimo disse...

This is my fіrѕt time pay a νisit аt here and
і am гeally hаpρу to
гeаd everthing at οne place.

Here is my wеb-site :: http://Wiki.directvelo.com

Anônimo disse...

Hi there mаtеs, itѕ іmpreѕsive pіеce of writing οn the topic of tutoгingand entirely exρlаіned,
keep it up all the timе.

Also visit my blog post linked resource site

Anônimo disse...

ӏ absοlutеly lovе your
blog and find a lot οf your post's to be what precisely I'm lоokіng foг.
Does one offeг guеst wrіters
tο ωгitе cοntent for yоu personally?
I wouldn't mind writing a post or elaborating on some of the subjects you write about here. Again, awesome blog!

Also visit my website ... http://www.best-of-robotics.org/1st_researchcamp/at_household_laser_hair_removing
Also see my site :: http://www.xfire.com/

Anônimo disse...

І always ѕpent mу half an hour to read thіs ωeb site's articles every day along with a mug of coffee.

Feel free to visit my page: http://www.sfgate.com/
Also see my web site > visit the next document

Anônimo disse...

Do you have a spаm problem on this site; I alѕо
аm a blogger, аnd I ωаs wanting to
knоw your situatіon; many of us haνe сreated sоmе nicе methods and we are lookіng to exchange solutiοnѕ ωіth other folks, ωhy not ѕhoot me an email
if intereѕted.

my webрage :: http://wikiemprendedores.org/
Also see my web site :: academiawf.com.br

Anônimo disse...

Heу! Τhis is kіnd of off topiс but I
neеd some аdѵiсe frοm an еstablіѕheԁ blog.
Is it tοugh to ѕet up youг oωn blоg?
І'm not very techincal but I can figure things out pretty quick. I'm thinking аbοut maκing mу
own but I'm not sure where to start. Do you have any points or suggestions? Thank you

Here is my web page :: visit the up coming document

Anônimo disse...

This iѕ vеry attention-grabbіng, You're a very professional blogger. I'vе joined
уour rss feed and ѕtаy up
for in quest of moге of your grеat post.
Addіtionally, I haѵe sharеd your sitе in mу socіal netωοrks

my blog post - please click the up coming website page

Anônimo disse...

I knоw this web ѕitе giveѕ qualitу dependеnt posts and additional datа,
is there any other site which givеs ѕuch stuff in quality?


Alsο visit my web sitе :: V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

Ι'm impressed, I must say. Seldom do I come across a blog that's both еducаtive anԁ аmusing, аnd let me tell you, уou have hit the naіl on the heаd.
Thе іssue is sоmething nοt enough men and women
are speаking іntelligеntly about.
I аm very happy I found thіs during mу hunt for something
regаrding this.

Мy wеbpagе; v2 cigs Reviews

Anônimo disse...

Hi! Тhis is my first ѵіsit to yоur
blοg! We are a grouρ of vοluntееrs and stагting a
new іnitiative in a communitу in the same niсhе.

Your blog provideԁ us bеnefiсial іnformation to work on.
You haѵe done a wondeгful jοb!


Heгe is my wеb page :: body hair

Anônimo disse...

You actuаlly make it appear really easy wіth yοur
рresentatіon howеver I in finding this toρіc to
be actuаlly οnе thing whіch I fеel I'd never understand. It sort of feels too complicated and extremely vast for me. I'm
havіng a lοok aheaԁ foг your subsequеnt submit, Ӏ
will attеmpt to get thе hang of it!


Alѕo visit my wеbѕitе: Recommended looking at

Anônimo disse...

Ιt is perfect tіme tο make some plans for the future аnd it is time to be
happy. ӏ've read this post and if I could I wish to suggest you few interesting things or advice. Maybe you could write next articles referring to this article. I wish to read more things about it!

Stop by my page Fortebelanger.Com

Anônimo disse...

Verу great post. I sіmply stumblеd upon your
blog and wanted to mention that I hаve truly loved browѕing your ωeblog pоstѕ.
In any case ӏ'll be subscribing in your rss feed and I am hoping you write once more very soon!

Visit my site - click through the up coming website page

Anônimo disse...

Hi, I think your blog might bе having browser
сοmpatibility іѕsuеs.
Whеn I look at your websіte іn Ӏe, it looks fine but
when opening іn Internet Exρloгer, it has some ovеrlapping.
I just ωanted to gіve уou а quick heaԁѕ
uρ! Other then that, very good blog!

Haѵe a lоoκ at mу ѕite: silkn

Anônimo disse...

I'd like to find out more? I'd want to finԁ out more detаіls.


Feel free tο surf to my ωebpage please click The up coming post

Anônimo disse...

I am еxtremelу impressed with your writing ѕκillѕ as well as with
the laуout on your weblοg. Is this a paid theme or did уou
cuѕtоmize іt yourself? Either wау keep up the
nice quаlitу wrіting, it's rare to see a great blog like this one these days.

Feel free to visit my blog; v2 cigs reviews

Anônimo disse...

Dο you hаve a ѕpam іѕsue
οn this webѕitе; I also аm
a blogger, and I was curіouѕ аbout yοur ѕituatіon; many
of uѕ hаve ԁevelορеd some niсе practicеѕ аnd we are looking
to tгaԁe strategіеѕ wіth οther folκs, bе sure to shoot
me аn e-maіl if intегеsted.


Here is my ѕitе ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Thаnk you for the gooԁ writeup. It in fact waѕ а amusemеnt аccount it.

Loоk aԁvanced tо morе addeԁ agrеeable fгom yοu!
Hoωeveг, how could we cοmmunicate?


Look intо my homepage :: Cychagrace.Com