Mostrando postagens com marcador Nair Portela. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Nair Portela. Mostrar todas as postagens

12 de fev. de 2017

UFMA assina contrato para obra de restauração do antigo SIOGE


Foi assinado, no início de fervereiro, o contrato entre a Universidade Federal do Maranhão e a empresa Novo Horizonte, vencedora da licitação para restaurar o antigo prédio do Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado (SIOGE). 
A obra, que contará com recursos da Petrobrás, é um projeto da UFMA em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN com o objetivo de guardar e custodiar os achados arqueológicos da área de implantação da Refinaria Premium, em Bacabeira (MA). O espaço vai abrigar também a pós-graduação em Arqueologia da UFMA e o curso de História.

O prédio, onde funcionou a extinta Fábrica Progresso, foi construído no final do século XIX. Posteriormente, foi a sede do Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado (SIOGE). Localizado na Rua Antônio Rayol, Centro, o prédio foi cedido pelo Estado à UFMA, em acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Segundo a reitora da UFMA Nair Portela, a obra, que tem a finalidade de revitalizar o Patrimônio Histórico, vai durar 1 ano e 4 meses. “Essa obra é de grande importância porque é mais um espaço do Centro Histórico que a Universidade recupera, e, com a restauração deste monumento, a UFMA cria mais um local adequado para o ensino, a pesquisa e extensão, em uma área tombada pelo IPHAN e que tem a responsabilidade de armazenar e estudar os artefatos arqueológicos encontrados em Bacabeira, durante a construção da Refinaria Premium”, lembrou Guilherme Abreu, prefeito da Cidade Universitária.

Da Ascom-UFMA.
Enviado por Eri Santos Castro.
#compartilhe

24 de mai. de 2015

Veja momentos do encerramento da campanha de Nair Portela reitora da UFMA

Na última sexta (22) tive o prazer de participar do encerramento da campanha dos professores Nair Portela e Fernando para a reitoria da UFMA. Na oportunidade artistas maranhenses participaram do ato-festa: Erasmo Dibel, Walber Pessoa, Ivandro Coelho, Augusto Bastos, Chagas da Maioba, Sérgio Brenha, Ronald Pinheiro, Josias Sobrinho...Avante, a UFMA não vai parar!

23 de mai. de 2015

Dr Leo Castro- De Natalino Salgado à Nair Portela: a UFMA não vai parar

Dr Leo: A UFMA não vai parar!

Nestes novos tempos em que o Maranhão e os maranhenses renascem com suas esperanças, por muito tempo ceifadas, de uma terra-mãe de oportunidades para todos, a candidatura e a vitória próxima dos Professores Nair Portela e Fernando Carvalho à reitoria da UFMA, Universidade onde honrosamente obtive meu título de médico em 1985, encerra motivação para regozijo, alegria e percepção de que tais esperanças se podem tornar possíveis. 

A professora Nair Portela, de uma vida longamente dedicada ao ensino superior e à frente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA, é a certeza inequívoca da continuação da gestão revolucionária do reitor Natalino Salgado, onde a Academia e o Povo se tornaram um binômio indivisível por princípio e fim, como tem quer ser! Eu apoio incondicionalmente sua justa candidatura e reafirmo que ganham com sua vitória é a UFMA e o Povo do Maranhão.


Leonaldson Castro, cirurgião de câncer do Instituto Nacional de Câncer, Mestre e PhD em Cirurgia, Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO)
Enviado do meu iPhone

22 de mai. de 2015

Babilônia na UFMA- Ato-show de encerramento de campanha de Nair Portela reitora

BABILÔNIA NA UFMA!
Hoje (22), SEXTA 6 E MEIA, na área de vivência, ato-show em apoio a professora Nair Portela Reitora, com as presenças de diversas lideranças acadêmicas e da sociedade e ainda ato cultural com Tribo de Jah, Josias Sobrinho, Augusto Bastos, Valber Pessoa, Ronald Pinheiro, Ivandro Coelho, Papete e seu boi mimoso, Erasmo Di Bel, Wilson Jara, Chagas do boi da Maioba, Cecília Leite, Sérgio Brenha ... AVANTE, A UFMA NÃO PODE PARAR!

20 de mai. de 2015

Babilônia na UFMA: Encerramento da campanha de Nair Portela será na área de Vivência, relembrando o projeto do DCE SEXTA 6 E MEIA


Estive com os professores Dimas Salustiano (Direito) e Patrickson Santos (Engenharia), Alcidinho de Primeira Cruz e dirigentes da UFMA confirmando a nossa participação no ato político-cultural na Sexta 6ª e Meia- uma alusão a um projeto de debates e cultural da Geração Henfil, do DCE-Diretório Central dos Estudantes, ( figurados por Flávio Dino, Márcio Jerry, Eri Castro, Dimas Salustiano, Jarbas Couto, Laurinda Pinto, Wal Oliveira, Lúcio Maia, Anibal Lins, Romeno Barros, Sirliane Paiva, Rita Ivana, Genivaldo Abre, Martim José,  Pedro Dualibe, Jefferson Portela, Ana Maria, Eurípedes Serra, Josinaldo da Luz, Douglas Martins, Paulo Madeira, Deane Costa, Ananias Martins, Marlon Reis, Manuel Matos, Carlos Maceira, Nonato Chocolate, Wagner Cabral, Mário Macieira, Márcio Jardim, Sálvio Dino..., que aconteceu no final da década de 80 e início dos anos 90-) na área de vivência, nesta sexta (22), seis e meia em apoio a professora Nair Portela Reitora, com as presenças de diversas lideranças acadêmicas e da sociedade e ainda ato cultural de Josias Sobrinho, Augusto Bastos, Valber Pessoa, Ronald Pinheiro, Joãozinho Ribeiro, Ivandro Coelho, Mano Borges, Celso Reis, Cecília Leite, Sérgio Brenha ... AVANTE UFMA!

Esse evento será caracterizado como o ato de encerramento da campanha de Nair Portela reitora da UFMA.

4 de mai. de 2015

Nair Portela reitora da UFMA

Nair Portela, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA, demonstrou ter apoio expressivo entre professores, estudantes e técnicos administrativos durante ato de registro de candidatura a reitora

O clima de otimismo e confiança marcou a inscrição da candidatura da professora e enfermeira Nair Portela ao cargo de reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Membros da comunidade acadêmica compareceram em grande número ao ato para apoiar a candidatura da atual diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. A consulta prévia para a indicação dos nomes para a reitoria da universidade será realizada no dia 27 de maio.

Demonstrando compromisso e seriedade, a professora Nair Portela manteve um intenso trabalho durante a gestão de Natalino Salgado. A candidata ao cargo de reitora da UFMA tem um currículo extenso, que perpassa tanto a área do ensino quanto a da extensão e da pesquisa e pode ser a primeira mulher a ocupar a reitoria da universidade.

Segundo Nair, a campanha está em estágio de preparação já que começará oficialmente somente no próximo dia 7 de maio, conforme o calendário eleitoral fixado no edital que regulamenta a consulta prévia.“A partir do dia 7, vamos percorrer toda a universidade apresentando as nossas propostas”, afirmou aos presentes ao ato de registro de candidatura.

Portela acredita que a Universidade Federal do Maranhão está vivendo um momento histórico e de grandes mudanças que a transformaram em uma nova universidade. “Tivemos muita reformas, não apenas estruturais, mas também de organização interna, como a implantação de novos projetos políticos pedagógicos. A minha missão é dar continuidade ao desenvolvimento, mas, principalmente, avançar ainda mais porque a universidade tem de crescer continuamente. Depois de cada realização, há sempre mais coisas a fazer”, declarou.

Nair Portela registrou sua candidatura ao lado do químico Fernando Carvalho, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, que concorrerá à vaga de vice-reitor da UFMA. Ambos têm o apoio do reitor Natalino Salgado. Presente no momento da inscrição, Salgado, disse esperar que a consulta prévia venha transcorrer de forma tranquila e que o resultado demonstre a maturidade da comunidade acadêmica."Esperamos que todos reconheçam e optem por uma continuidade das ações de desenvolvimento, modernização e investimento na universidade que nossa equipe estabeleceu como objetivo", afirmou o reitor.

Natalino diz acreditar que Nair Portela é o nome mais indicado para sucedê-lo. "Nair Portela conduziu ao longo de toda a minha administração um grande trabalho na área de gestão, ensino e pesquisa e ajudou na evolução que se instaurou nos últimos anos na UFMA. Teve uma atuação exemplar à frente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, renovando e fortalecendo cursos, colaborando com os professores e alunos", declarou.

A consulta prévia envolverá professores, técnicos e estudantes da instituição. O resultado sairá no dia 28 de maio. O processo visa identificar as preferências da comunidade universitária. Os nomes mais votados ainda serão submetidos ao Colégio Eleitoral Especial, a quem compete a elaboração da lista tríplice a ser encaminhada ao Governo Federal. Somente os candidatos que atingirem 10% dos votos válidos serão indicados ao Colégio Eleitoral. O voto é facultativo, direto e secreto.

Ao sair do Departamento de Protocolo Geral (DEPA), após o registro de sua candidatura, Nair Portela foi ovacionada por mais de 200 servidores, entre técnicos, professores e estudantes da UFMA. Eles aplaudiram com intensidade a candidata à reitoria e aclamaram seu nome em clima de euforia.

PERFIL

Nair Portela Silva Coutinho é, atualmente, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Maranhão e professora do Departamento de Enfermagem. Tem mestrado em Pedagogia Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2000) / Universidade Estadual do Ceará e doutorado em Ciências da Saúde pela UnB. Foi Diretora Adjunta de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Universitário e tem experiência na área de enfermagem, gestão em serviços de saúde, pedagogia profissional, bioética, saúde da família, atuando principalmente nos seguintes temas: humanização, hospital universitário, saúde pública, ética profissional e bioética, saúde do adulto e do idoso.