5 de mai. de 2009

Não vamos entregar o PT de mão beijada para o grupo Sarney


O PT não é um bloco monolítico

O PT não é um bloco monolítico, é um partido plural.Tarso Genro,Tião Viana, o governador Wellington e tentos outras personalidades petistas prestaram solidariedade e ajudaram o Jackson no que puderam.

Para ser grande no Maranhão tem que participar também da política nacional, assim como faz muito bem o Sarney.Sugeri ao Jackson convidar agora o Garotinho para se refiliar ao PDT, não sei o que passa na sua cabeça. Sei que parado não está.

O Lula certa vez falou que no Congresso tinha 300 picaretas. Ele é refém desse pessoal comandado pelo presidente do Senado. É a tal da 'governabilidade'. O que fazer? Muitas coisas, como por exemplo, abrir o diálogo com todas as correntes internas do PT, e não somente com quem estava no governo Jackson.

É um erro dizer que no PT tem sarneysista. Nenhuma tendência defende concretamente apoio ao Sarney. O que existe é a tentativa de construção da terceira via. Jackson errou, através da Casa Civil, de não dialogar com Washington, que embora sobre pressão do Planalto não foi ao comício de Timom em 2006 e como prêmio o seu grupo político foi demitido do INCRA, assumindo gente do grupo Sarney.

Tenho certeza que o presidente Lula veio agora ao Maranhão para não ir na festa de Roseana Sarney, do dia 2 de junho.

Não podemos entregar o Lula de mão beijada para o grupo Sarney. O Lula é um patrimônio de todos que lutaram contra a ditadura militar, para que no mínimo a gente respirasse uma democracia formal. Quem é a turma de Lula no PT? É essencialmente o Zé Dirceu. Dilma ficou no lugar dele e Lula sofre uma enorme influência dele. É como se fosse o Aziz com Jackson, só que com uma enorme diferença: o Dirceu usou o cérebro e salvou o 'Chefe'. Ainda por cima, já está de volta! Além de tudo Zé Dirceu é humilde, reconhece erros para apontar futuros acertos. Dialogo com todos, responde email's, tolera a diferença e não tem medo de expor o que pensa. Diferente de muita gente daqui que não se sabe o que pensa, se que é que sabem pensar coletivamente, para construir hegemonia.

No governo do Drº Jackson não existia um pensamento hegemônico, porque não havia uma construção coletiva. Daí os embates entre secretários, base de apoio, militância aguerrida e companheiros(as) desprestigiados no interior. Calma e prudência. Temos que convencer nossso pessoal do PT, no sentido de termos uma só candidatura para combater o grupo Sarney. Cresce no PT, inclusive em setores que participaram do governo Jackson a tese da candidatura própria com o PCdoB. Caso isso aconteça é o fim. Pois , num eventual segundo turno mais da metade do PT debandará para o grupo Sarney.

Não tem jeito , será a campanha da Dilma e Sarney exigirá isso no Maranhão. Por mais que não participem ostensivamente, o silêncio desse setor nos faltará muito. É a vida, fazer o que? É não deixar isso acontecer, dialogando com essas lideranças. E o Zé Antônio Helluy...isso foi decisão unilateral dele. Isso vai prejudicar de tal sorte a terceira via, que tu nem imaginas. Jackson não ganha a eleição sozinho com o PSDB ( e lá tem muitos problemas...depois falo.)

Jackson precisará é da reedição da Frente de Libertação do Maranhão, senão estaremos dependendo da sorte. Por último, acho até que o nosso pessoal tem de participar de toda a programação da vinda de Lula ao Maranhão, assim com foi feita em Timom, do lado de fora carregando as faixas, cartazes e no gogó a nossa resistência.

Em tempo: Por que o senador José Sarney ainda não pisou os pés no Maranhão, desde que a governadora biônica assumiu o governo? Nem com Lula? Nem pra tirar uma foto?

2 comentários:

O BLOG! disse...

Observe o blog da terceira via!
Entrevista exclusiva com Bira do Pindaré!
A luta continua!

Equipe do Blog do ALMIR BRUNO

www.almirbruno.blogspot.com

Anônimo disse...

Sim, não se pode perder o PT.
Um partido coeso nas suas vontades, que tem em seu quadro de filiados ativistas que realmente acreditam no que estão fazendo e no que querem.
Pode-se dizer que talvez seja o único partido de verdade no Brasil. Sempre os admirei.
Agora quanto ao Lula, este já não é PT há muito tempo. Está "nem ai" para a "causa" do partido e muito menos do povo. Só olha para o umbigo e para os interesse de oligarquias estrangeiras. E dizer que Lula é patrimônio da luta pela democracia é o fim da picada Eri. Você culto como é, sabe muito bem que o "sapo barbudo" é um produto de laboratório engendrado pelo inteligentíssimo (apesar de tudo) Golbery do Couto e Silva, para combater (dividir para conquistar) o saudoso Leonel Brizola e seus pares , que os militares viam como verdadeira ameaça e que acabaram de anistiar. Sabe-se muito bem que este senhor Lula, que teve um outro codinome originado num rebanho de ruminantes (para quem sabe ler um pingo é letra) delatava seus companheiros de sindicato que lhe faziam frente ou obstruiam seu caminho para os DOI_CODI na época da repressão, dizendo que eram subversivos.
Assim o que ele faz hoje com Jackson não é nenhuma novidade. Ele já traia os amigos desde novo. A alcunha "filhote da ditadura" lhe cai muito bem.
É hora de acabar com esta hipocrisia, senhores Petistas, e colocar um de vocês que realmente seja autêntico no lugar dele.