A tradicional queima de Judas do Sábado de Aleluia tornou-se bandeira para homenagens em bairros de Teresina, no Piauí. Dois bonecos receberam os rostos dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Barack Obama.
Como a intenção foi saudá-los, eles foram chamados pelos idealizadores de "Judas às avessas".No boneco que representava o chefe de Estado americano, os moradores estamparam a frase "Barack Obama, o negro mais poderoso do mundo". Repetindo a declaração do líder dos Estados Unidos durante o G20, no início do mês em Londres, o dedo de Obama aponta para o presidente Lula com a frase "Esse é o cara".
No boneco do líder brasileiro, os idealizadores das homenagens utilizaram mais uma frase de Obama em referência ao presidente do Brasil: "Lula, o político mais popular do mundo".
A conotação do Judas faz referência a traidores, porém, no caso dos dois presidentes, é contrária.
Se os bonecos de Lula e Obama foram uma homenagem, outros representaram uma forma de protesto, como o batizado de "Partido do Roubo, número 171".
Armado e com óculos escuros, ele fazia uma alusão aos políticos corruptos brasileiros.A tradição de bonecos no Sábado de Aleluia existe há mais de três décadas no Piauí. Neste ano, contudo, a tradição de queimá-los não será seguida. Com exceção de Judas, que será queimado em uma das principais avenidas de Teresina, os demais serão guardados.
Com Brasil de Fato
Foto: Yala Sena
Nenhum comentário:
Postar um comentário