7 de dez. de 2014

Um roteiro para entender a operação impeachment da presidenta Dilma, por Nassif

Confira primeiro os posts anteriores.
Em 6 de novembro de 2011, em "O Xadrez do Jogo do Impeachment" descrevo como se dão os golpes em regime democrático e a estratégia em curso pela oposição:
1. Exacerbação da opinião pública.
2. Manipulação da Lava Jato.
3. Intimidação do Supremo Tribunal Federal e do Procurador Geral da República. Essa última etapa começará proximamente.
Em 18 de novembro, no post "Armado por Toffoli e Gilmar já está em curso o golpe sem impeachment" mostro como o desfecho dessa tática seria a tentativa de criminalização do Caixa 1 do PT.
Em 22 de novembro, no post "Juiz Moro monta a segunda garra da pinça do impeachment" descrevo o papel do vazamento seletivo de informações da Operação Lasva Jato, visando instrumentalizar Gilmar Mendes no julgamento das contas do PT e da campanha de Dilma.
No dia 25 de novembro, em "A Operação Apocalipse encontra a operação Toffoli-Gilmar" mostro a concretização da operação e a pessoa-chave para tentar criminalizar Dilma e Lula: o ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque.
Os quatro posts são um bom roteiro para situá-los para o acompanhamento dos próximos passos do jogo.
O momento atual.
1. Ampliar a exacerbação popular. No Congresso, Aécio Neves tomou a si a responsabilidade.
2. Forçar Duque a abrir o jogo. No Blog do Gerson Camarotti, delegados da Polícia Federal admitiram que a intenção da manutenção da prisão de Duque era pressioná-lo psicologicamente para abrir o jogo. Ou seja, entregar Lula e Dilma. Essa é a intenção dos delegados e procuradores. O que não siognifica que serão bem sucedidos.
3. Reforçar a tese da criminalização do Caixa 1. Os jornais estão sendo pródigos em descrever parte do relato de um dos presos, afirmando que o dinheiro do suborno entrou no Caixa 1 da campanha de 2010. Pouco importa se afirmou não possuir provas e se seu companheiro afirmasse peremptoriamente que não houve mistura de caixas: o julgamento do TSE é político. Agora, tentarão encontrar indícios em 2014

Nenhum comentário: