Companheirada,
Este final de semana estive em Belo Horizonte participando do Encontro Nacional de Estudantes do PT, ocasião em que pude vivenciar outra realidade do PT, muito distante do clima beligerante que marca as relações internas no petismo maranhense.
Paulo Romão se despede da coordenação da Comissão Eleitoral
Neste interim, fui alcançado por um telefone do Presidente Monteiro informando que recebera uma ata assinada por 4 membros efetivos da COE/PED2013, deliberando sobre minha destituição da função de Coordenador Geral do PED 2013 no Maranhão.
Como militante disciplinado que sou, cumprirei a decisão da maioria dos membros da COE, me afastando da Coordenação e fazendo a transição de informações sobre o processo eleitoral para Coqueiro, eleito coordenador geral para que ele prossiga os trabalhos.
Outrossim, lamento a forma com que muitos companheiros se valem para sobreviver na disputa interna. Eu tomei algumas decisões de democratização e transparência de informações sobre o andamento do processo eleitoral que causaram incomodos em alguns 'pavões' do petismo maranhense. Assumi o compromisso com esta postura e não arredo pé dela. Em momento algum, fiz cálculo deliberado para prejudicar as demais chapas concorrentes. Por vezes, coloquei as diversas inconsistências no registro de chapas, fruto da desorganização que nosso partido vive. Mas fui destituido sem direito à defesa e ao contraditório. Tenho aprendido que o tempo providencia as soluções que não podemos agora adotar.
Mas não farei guerra individual para permanecer na Coordenação, cabe à CNB debater sobre qual postura tomar diante deste impasse. De minha parte, guardo tranquilidade na consciência de não ter praticado nenhum ato em desacordo com as disposições estatutárias. Aliás, não tem sido do meu feito a desobidiência às decisões partidárias, tão pouco o acometimento de arbitrariedades contra nosso estatuto ou contra o direito militante de cada filiado e filiada. O primeiro golpe que a gente sofre é igual ao primeiro sutiâ, a gente não esquece !!
Agradeço a solidariedade dos muitos companheiros que me ligaram, me mandaram mensagens e emails. Agradeço ao conjunto de lideranças do meu campo político pela indicação. Estarei sempre à disposição para colaborar neste processo eleitoral com toda a base petista, independentemente da guerra de tendências. Quem me conhece sabe que não faço distinções no tratamento e atendimento das demandas de quem me procura.
Sobre as quitações coletivas, não há maiores questões:
1) Caxias: não há quitação coletiva, há recurso contra desfiliação em massa praticada pelo detentor da senha do SISFIL daquele DM. Como não há outra modalidade de pagamento, os boletos solicitados em grau de recurso vieram juntos, para não ficarem de fora como a desfiliação arbitrária objetivou;
2) Balsas: não há quitação coletiva, há recurso contra omissão do DM sobre quitação coletiva. Portanto, os boletos vieram juntos por que não há outra modalidade de quitação;
3) Vitorino Freire, Palmeirândia, Amarante do Maranhão e alguns outros casos de não validação das plenárias de filiação pela Secretaria Estadual de Formação, cujos atos implicaria prejudicar o direito dos filiados e filiadas particuparem do PED.
4) Os demais casos, são fruto de deliberação das instâncias partidárias municipais.
Sem mais para o momento, estou à disposição de todos e todas para eventuais esclarecimentos !!
Paulo Romão
Membro da COE/PED2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário