19 de mar. de 2013

'Página 12': O JORNAL QUE INCOMODA FARDAS E BATINAS. O Papa Francisco foi conivente com os crimes da ditadura militar da Argentina



  DOSSIÊ: Horácio Verbitsky, do 'Página 12', resgata documentos e testemunhos que evidenciam a conivência   do cardeal Bergoglio com a ditadura argentina. Em Roma, no sermão dominical, o Papa Francisco  fala em 'perdão', 'tolerância' e 'misericórdia
Na manhã seguinte ao anúncio de um Papa argentino, o  jornal 'Página 12'  sacudiu Buenos Aires com a manchete: ‘Dios, Mio!'. Na última 6ª feira, como relata o correspondente de Carta Maior, Eduardo Febbro, o porta-voz  da Santa Sé reclamou do que classificaria como ‘acusações caluniosas e difamatórias' envolvendo o passado do Sumo Pontífice. 

Atribuiu-as a ‘elementos da esquerda anticlerical'. Alvo: o ‘Página 12'. A cúpula da Igreja acerta ao qualificar o ‘Página 12' como ‘de esquerda' - algo que ostenta e do qual se orgulha praticando um jornalismo analítico, crítico, ancorado em fatos. Mas erra ao qualificar seu afinco como 'anticlerical'. O destaque que ele dispensa  ao tema dos direitos humanos não se restringe a  investigar as relações do cardeal Bergoglio com a ditadura. Fundado em maio de 1987, o ‘Página 12' é reconhecido como o grande ponto de encontro da luta pelo direito à memória argentina. A fidelidade a essa diretriz levou-o, naturalmente, a investigar os crimes e os cúmplices da ditadura. Tornou-se o acelerador de uma transição que muitos gostariam de postergar e maquiar. 



A única verdade é a realidade 
 
A primeira coletiva de imprensa do porta-voz do papa Francisco foi para separá-lo de Jorge Mario Bergoglio, acusado pela entrega de sacerdotes à Escola de Mecânica da Armada (ESMA). Como os testemunhos e os documentos são incontestáveis, o caminho escolhido foi o desacreditar quem os divulgou, qualificando o jornal Página/12 como “esquerdista”. As tradições se conservam: é a mesma coisa que Bergoglio disse de Jalics e Yorio diante daqueles que os sequestraram. O artigo é de Horácio Verbitsky.

Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

Nenhum comentário: