“O partido venezuelano Podemos (acrônimo de Pela Democracia Social), membro da MUD (Mesa de Unidade Democrática) - conjunto de partidos opositores venezuelano -, solicitou à Embaixada dos Estados Unidos em Caracas, em setembro de 2009, para que interviesse contra o presidente Hugo Chávez, de acordo com despacho diplomático vazado pelo Wikileaks. Segundo o documento, o partido estava "preocupado" com as eleições legislativas de setembro de 2010.
Vermelho / Opera Mundi
Ricardo Gutiérrez, Juan José Molina e Ismael García - líder do partido - foram recebidos pelo embaixador norte-americano no país, Patrick Duddy. "Como já fez repetidamente no passado, García perguntou o que os EUA, por meio do NED (Fundação Nacional Pela Democracia, na sigla en inglês) ou outros canais do governo norte-americano poderiam fazer para ajudar o Podemos", escreveu o diplomata. "O embaixador enfatizou que os EUA não estavam intervindo na Venezuela, e García respondeu: 'Sim, mas é hora de começar'".
Dissidência do MAS (Movimento ao Socialismo), o Podemos - de orientação social-democrata - apoiava Chávez até 2007, quando foi criado o PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), partido que reuniu as forças chavistas. Desde então, o Podemos se apresenta como uma alternativa à oposição tradicional e ao chavismo.”Matéria Completa, ::Aqui::
http://nogueirajr.blogspot.com/
http://nogueirajr.blogspot.com/
Editado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário