12 de set. de 2009

O silêncio de Flávio dificulta aliança com o PT

Do blogue Ed Wilson
CRESCE A TESE DA CANDIDATURA PRÓPRIA DO PT EM 2010

A aliança com o PC do B (Flavio Dino) e o PSB (José Reinaldo) já não o único caminho dos petistas nas eleições de 2010.

Candidato a presidente do PT estadual, Rodrigo Comerciário lançou sua candidatura defendendo um projeto próprio para o Governo e o Senado.

Comerciário está afinado com o seu candidato a presidente do Diretório Municipal de São Luís, Joab Jeremias. “Chega de ser escada do PDT e do PC do B”, decretou, fazendo referência às alianças com o grupo de Jackson Lago e à chapa comuno-petista de 2008 na disputa pela Prefeitura de São Luís.

É surpresa a postura de Rodrigo Comerciário - o vice de Flavio Dino na campanha recente - fazer a defesa de vôo solo do PT no ano que vem.

Mas a idéia da candidatura própria começa a movimentar também alguns setores do movimento sindical, da Universidade, simpatizantes e militantes influentes no partido.

Essa circunstância pode ser provocada pela vontade do ex-governador José Reinaldo de ser candidato único ao Senado. Assim, Bira do Pindaré seria descartado na aliança até agora comandada por comunistas e socialistas.

Nesse cenário, Bira do Pindaré é cotado para liderar a chapa própria do PT, candidato a governador, com dois nomes ao Senado. Caso não chegue ao Palácio dos Leões em 2010, Pindaré seria candidato natural à Prefeitura de São Luís em 2012.

Por enquanto, Bira mantém firme a disposição de encarar o Senado e enfrentar José Reinaldo. Este, por sua vez, pode oferecer a Bira condições viáveis para um mandato de deputado federal, eliminando o concorrente.

Difícil é convencer o PT de abrir mão da disputa ao Senado. Augusto Lobato, candidato a presidente do Diretório Estadual, já bateu o martelo. Se Bira não quiser (o Senado) tem quem queira.

RODRIGO E JOAB PODEM SURPREENDER

O lançamento das candidaturas de Rodrigo Comerciário à presidência do diretório estadual, e de Joab Jeremias ao diretório de São Luís, foi uma demonstração de força no PED (Processo de Eleições Diretas), marcado para 22 de novembro.

O prefeito de Barreirinhas, Miltinho Rocha, prestigiou o evento e manifestou apoio a Rodrigo Comerciário.

Em vez de estrelas de outros partidos, Comerciário e Jeremias levaram ao lançamento representantes de base do petismo, novos filiados e lideranças sindicais de várias categorias.

Ambos eram da CNB, ex-Articulação. Romperam e montaram chapas. Se não forem ao segundo turno, os votos de Rodrigo e Joab serão decisivos na montagem do jogo de poder no PT do Maranhão.
Enviado por Eri Santos Castro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse tal de JOAB tem de mostrar o contra cheque antes de falar dentro do PT, queremos saber de que lado ele está, só foi a Branca acenar com uma secretaria que ele já pulou dentro, não goza de credibilidade para falar dentro do PT. Alia-se a Sarney quem sabe mais para frente não vender o PT para a Branca (sua patroa).