5 de jun. de 2009

Financiamento público pode vir em 2010


A todos os que se interessam pelo tema da reforma...
Por Zé Dirceu
A todos os que se interessam pelo tema da reforma política neste país, recomendo que se inteirem do projeto de financimamento público para vigorar já em 2010, apresentado e defendido pelo deputado federal Flávio Dino (PC do B - MA), e leiam sua entrevista no Terra Magazine, veiculada com o título "Exclusão de empresas melhorará política".Dino defende o fim das doações de empresas privadas à campanhas eleitorais, e estabelece um teto para a contribuição das pessoas físicas.

Segundo ele, ao tirarmos as empresas do jogo político, "nos livraremos desse eterno debate sobre quem financiou quais campanhas".Embora constitua apenas um dos vários itens em discussão na reforma política, o projeto do parlamentar maranhense representa, na minha avaliação, um primeiro passo para a instituição no Brasil do tão necessário financiamento público de campanhas eleitorais.

Votar e não engavetar

Como bem avalia Flávio Dino nessa entrevista ao Terra, o que está em jogo "é construir um modelo que contenha um avanço substantivo, na medida em que nós teremos uma maior independência do mundo político em relação ao poder econômico".

O projeto já está em debate nacional e após sua apresentação pelo deputado no Congresso, será examinado e encaminhado à votação - esperamos. É importante que entre na pauta, seja discutido e votado, e não engavetado. Esse é um ponto tão importante quanto a sociedade brasileira acompanhar, discutir e manifestar sua opinião a respeito. A reforma política, como um todo, naufragou, mas o financiamento público ainda é possível.

Nenhum comentário: