11 de mai. de 2009

O significado estratégico da visita de Lula à China

Em 2004 o objetivo principal da visita do presidente Lula à china era aumentar o comércio entre os dois países, que passou de US$ 9 bilhões, em 2006 para mais de US$ 36 bilhões, em 2008. Atualmente é o nosso maior parceiro, superando os EUA. Agora a meta é aumentar ainda mais os negócios e abreir pespectivas para aréa de investimentos. O jornal Valor Econômico de hoje traz matéria esclarecedora sobre o assunto. Veja algumas passagens:


"A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, nesta semana, pode abrir as portas do mercado chinês à carne de frango e à carne suína exportadas pelo Brasil e marcar o início de uma maior atuação, no país, do Banco de Desenvolvimento Chinês (CDB, da sigla em inglês). Os chineses emitiram, nos últimos meses, variados sinais de que elevaram seu interesse no relacionamento com o Brasil, mas há ainda muitos motivos de frustração, de ambos os lados. Um deles é a dificuldade que a Embraer vem encontrando para firmar novos contratos de venda de aviões para a China.

Lula deve levar em sua pauta de assuntos para discussão com o presidente chinês Hu Jintao os esforços da Embraer para aumentar as encomendas de aviões da fábrica que mantém em associação com uma empresa chinesa. Também deverá defender o interesse da Petrobras em explorar petróleo em território chinês. Empresários e membros do governo esperam que insista, com os chineses, na necessidade de concretizar a abertura para exportação de carne de frango e iniciar a liberação de importações de carne suína.

A viagem a China foi dividida em três: em Pequim, Lula chefia a delegação de autoridades e empresários nos contatos com o governo chinês; em Xangai, o centro financeiro do país, haverá um seminário para investidores, com participação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e discussões sobre atuação chinesa no setor financeiro, de infraestrutura e turismo; em Shenzen, empresários realizarão encontros de negócios."

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