29 de mar. de 2009

Zé Reinaldo vai pra ofensiva e confirma candidatura ao Senado


Foi muito oportuna a entrevista do ex-governador José Reinaldo Tavares ao jornalista Francisco Junior, d'O Imparcial, publicada neste domingo. O leitor mais atento poderá descortinar essa entrevista e verificar os projetos diferentes dentro da Frente de Libertação, o que pese a necessária unidade pregada por todos. Eis alguns pontos que selecionei a partir do meu olhar:


Jackson
"Jackson tem o respeito de todos nós. Ele é um forte pré-candidato, estando ou não no governo. Mas isto vai depender do grupo político, dele mesmo querer disputar e isto será discutido na época própria."

Grupo Sarney
"Ali ( o grupo Sarney) é um grupo messiânico que todo mundo tem que fazer um juramento de Sangue. Quando Sarney foi governador, estava ali para mudar o Maranhão e isso não aconteceu."
"O Alexandre Costa dizia para o Sarney que quando os filhos deles começassem a mandar nele, ele ia se liquidar na política"
"Minha reaproximação com o grupo Sarney está totalmente descartada. No dia em que eles quiserem lutar pelo Maranhão, eu poderei lutar não dentro do grupo deles."

Origem política
"Eu não nascir no grupo Sarney, meu pai votava no Renato Archer. Eu me formei em engenharia no Ceará, em uma escola pública e me tornei diretor do Departamento de Estradas e Rodagens daquele estado por mérito próprio"

Eleições 2010
"Existem regiões onde a rejeição ao Sarney e Rogeana chega a 100% como a região tocantina. Quando ele saiu do governo, o desejo desta região era se separar do Maranhão. Hoje, ressurge a vontade de ser um Estado só."
"O Maranhão se uniu de novo quando a família Sarney saiu do governo. A maneira como eles estão tentando voltar é ilegítima. É ilegítima porque é no tapetão. A rejeição deles vai aumentar muito."
"Sou candidato ao Senado para quebrar a hegemonia do grupo Sarney"

Roseana
"O que eles estão fazendo em Brasília, por exemplo,é um escândalo atrás do outro. Ao ponto de Roseana pagar para companheiros de jogo irem à Brasília passar o final de semana e jogar baralho por conta da União. A Roseana não consegue distinguir o que é público do que é privado."
"Eu fui o candidato da Lunus. Porque se não tivesse o caso Lunus, o candidato (a governador na época) seria entre outros nomes. Roseana não me queria. Agora quando veio a Lunos, ela saiu para o Senado e disse: o candidato sou eu, se tiver outro vai disputar comigo. Isto foi quase que uma afronta ao grupo"

Marcelo Tavares
"Conheço meu sobrinho muito bem, eu sei da fortaleza moral que ele é. É uma pessoa de muito Caráter."
"Ele tem lado e todos sabem qual é."

Alexandra
"O Sarney encontrou este motivo para desviar os reais motivos do meu rompimento, que eram de natureza política."

Num eventual governo Roseana e os deputados
"Se não haver comando vai haver uma debandada. Mas, hoje os partidos possuem condições de comandar os seus deputados ( sob pena de perderem seus mandatos)."

Flávio Dino e Tadeu
"Acho que a coisa pegou um pouco ( associação de Flávio ao Sarney) porque o Flávio demorou a rebater isto."
"O Flávio é um político novo que está se destacando nacionalmente e não depende de Sarney para nada. Por que ele iria se agarrar a um passado do Maranhão que não levou a nada, um passado que ele sempre combateu? Então Flávio estará conosco."
"Quanto ao Tadeu eles vão trabalhar e querem usá-lo como usaram todo mundo ( como Conceição Andrade). Mas acho que Tadeu é um camarada pragmático e inteligente e não vai se juntar a um grupo que não vai existir daqui a alguns dias"

TSE e STF
"Uma decisão de 4 a 3, como é o caso desta , é muito instável. Se alguém mudar de posição durante a apreciação dos embargos no TSE, tudo pode acontecer. Mas acho que a coisa mais forte é a interpretação da constituição que deve ser resolvida pelo Supremo. Porque caso realmente aconteça aconteça o que está na Constituição, haverá nova eleição, até para evitar que Roseana renuncie ao mandato dela no senado e fique sem mandato."

Marco Zero
"Na minha avaliação , caso o Supremo decida por uma eleição indireta para escolher quem assume o cargo vai zerar tudo, vai acabar este negócio de Sarney e anti-Sarney."
Foto: Arquivo Pessoal

Nenhum comentário: