29 de mar. de 2009

Comunários tomam a casa de veranéio de ex-vice


Se na Bolívia o povo se rebela, por que não no Maranhão?

Por Marcelo Sales, de La Paz.

"Não sei se virou notícia aí no Brasil, mas o que tem pautado o debate político na Bolívia é a tomada, no dia 7 de março, da casa de campo do ex-vice-presidente Victor Hugo Cárdenas, entusiasta do período neoliberal encabeçado por Gonzalo Sánchez de Lozada. Nesta sexta-feira 13, tive a oportunidade de ir até Sancajahuira, distante uns 100 km de La Paz, e acompanhei a assembléia realizada pelos comunários que protagonizaram a ação.
Assim que cheguei, por volta de 11 horas, o povo estava concentrado em frente à casa – repleta de pichações como “Do povo para o povo” e cartazes explicando os motivos pelos quais Cárdenas foi expulso. Como a mídia daqui havia divulgado que os jornalistas estavam sendo expulsos a chicotadas e a pedradas, optei por chegar sem a credencial. Minha idéia era conversar com as pessoas, mostrar uns exemplares do Fazendo Media, da Caros Amigos e do Brasil de Fato, e explicar o tipo de jornalismo que faço. Não foi preciso. Assim que me identificaram como jornalista (não me pergunte como), fui convidado a entrar na roda e a me aproximar. De longe, ouvia os comentários: “Periodista de Brasil”. Ao final ainda fui convidado para o lanche com alimentos típicos da região, como chunho, batata, mandioca, milho e um peixe parecido com sardinha. Uma recepção bem diferente da que eu esperava. "
Com Carta Capital

Nenhum comentário: