Vejamos as relações do grupo Sarney com personalidades nacionais. Os senadores Collor (PTB-AL), o traíra do PT Delcídio Amaral (MS) e Calhairos (PMDB-AL), Jorge Murad (Operação Lunos) e o ministro Nelson Jobim. Todos foram comemorar a vitória do novo presidente do Senado.
Por que com a vitória de Sarney, Jackson se fortalece?
Lula que se cuide. Se sem ser presidente, Sarney e Cia já queriam substituir Tarso pelo Jobim, no Ministério da Justiça, imagine o que essa gente será capaz daqui por diante? Mas querer, não é poder!
Drº Jackson tem que se cuidar também. Somente os movimentos sociais com a opinião pública nacional favorável é que podemos enfrentar o poderio do 'Camaleão do asfalto'.
O certo é que com a vitória do Sarney no Senado, é evidente o seu fortalecimento. No entanto, devemos perceber que os tucanos maranhenses, que são aliados do governador, sairam fortalecidos na medida que o PSDB nacional escutou o deputado Roberto Rocha nos seus corretos argumentos. Por outro lado, o governador Jackson cimentou de vez uma aliança com o setor não fisiológico do PT. Agora o governo maranhense tem aliados fortes em Brasília: a grande maioria das bancadas do do PT e PSDB, além do PDT, PPS, PSB, PSOL e parte do PMDB. Os ministros Tarso Genro e Lupp, os senadores Tião Viana e Cristovam Buarque e os deputados Ciro e Temer devem aumentar suas influências também.Todos aliados de Jackson.
Se Sarney aumentou seu poder em Brasília, por outro lado Jackson com muita habilidade firmou respeito e parceria nacional com os dois maiores partidos que protagonizarão as eleições presidenciais do Brasil, em 2010.O PT e o PSDB que disputam projetos diferentes, são aliados nacionais estratégicos de Jackson na luta contra a oligarquia e pelo respeito aos resultados das eleições de 2006, no Maranhão .
Jackson age corretamente com gestos importantes na consolidação das relações com os movimentos sociais. O encontro com os bispos na segunda, as suas presenças, com destaque ao acampamento Balaiada, no Fórum Social Mundial e no 13º Encontro Nacional do MST.
Os advogados de Jackson estão prontos para a sua defesa e a populaçao do Maranhão para o combate à ultima oligarquia do Brasil.
Do ponto de vista administrativo a ordem é acelerar as transformações que tanto esperamos. Não só tirar o Maranhão de uma situação semi-feudal, facilitando a implantação de um vigoroso parque industrial com o fortalecimento da economia familiar no campo e na cidade, como erradicar o analfabetismo, assim como fizeram Cuba, Venezuela e recentimente a Bolívia, utilizando um método cubano áudio-visual "Sim, eu posso".
Fotos utilizadas sem permissão do blogue do jornalista Décio Sá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário