Eu me importo! Assisti Zuzu Angel, ontem... E resolvi relembrar umas coisinhas.
Jornalista, professor da USP (Universidade de São Paulo) e teatrólogo, Vlado Herzog nasceu em 1937 na cidade de Osijsk, Iugoslávia. A família saiu da Europa fugindo do nazismo. Na noite do dia 24 de outubro de 1975, o jornalista apresentou-se na sede do DOI-Codi, em São Paulo, para prestar esclarecimentos sobre suas ligações com o PCB (Partido Comunista Brasileiro).
No dia seguinte, foi morto aos 38 anos. Segundo a versão oficial da época, ele teria se enforcado com o cinto do macacão de presidiário. Porém, de acordo com os testemunhos de Jorge Benigno Jathay Duque Estrada e Leandro Konder, jornalistas presos na mesma época no DOI/CODI, Vladimir foi assassinado sob torturas.
Em 1978, a Justiça responsabilizou a União por prisão ilegal, tortura e morte do jornalista. Em 1996, a Comissão Especial dos Desaparecidos Políticos reconheceu que Herzog foi assassinado e decidiu conceder uma indenização para sua família. A morte de Herzog foi um marco na ditadura militar (1964 - 1985).
A Justiça argentina condenou por crimes contra a humanidade muitos dos chefes militares que participaram da Ditadura Militar (1976-83). E no Brasil? O ex-presidente da República João Goulart e sua viúva, Maria Teresa Goulart, tiveram seus pedidos de anistia política julgados neste sábado (15/11/2008) e concedidos, por unanimidade" Pouco!
"(...)Será, que será?O que não tem decência nem nunca teráO que não tem censura nem nunca teráO que não faz sentido...O que será, que será?Que todos os avisos não vão evitarPor que todos os risos vão desafiarPor que todos os sinos irão repicarPor que todos os hinos irão consagrarE todos os meninos vão desembestarE todos os destinos irão se encontrarE mesmo o Padre Eterno que nunca foi láOlhando aquele inferno vai abençoarO que não tem governo nem nunca teráO que não tem vergonha nem nunca teráO que não tem juízo... " [O que Será/Chico Buarque]
DALAIAMA - GENEROSO 2009