26 de jan. de 2009



Leituras para o
café da manhã
do Abbeville




PDT cimenta vitória de Tião e Temer (1)

Iniciativa do PDT garate apoio dos partidos de esquerda a Tião Viana, no senado. Ademais, nesta semana o candidato a presidente da Câmara pelo PMDB, Michel Temer, oficializará apoio ao senador Tião Viana. Ao lado a foto da vitória patrocinada pelo PDT, do governador Jackson e ministro Lupp.


Lula confirma sua posição, vai de Tião mesmo (2)

O ministro das Relações Institucionais, José Múcio, disse nesta segunda à noite (26) que é uma “prioridade” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolver a questão da sucessão na presidência da Câmara dos Deputados e no Senado. Segundo ele, o cenário ideal para o Palácio do Planalto ainda é que o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (PMDB-SP), se eleja no comando da Câmara e que o senador Tião Viana (PT-AC) se torne o novo comandante no Senado.

Direção do PT intensifica articulação pró Tião (3)

O presidente do PT, Ricardo Berzoini, confirmou nesta segunda-feira (26) a posição oficial do partido nas eleições da Câmara e do Senado. Como já era esperado, a legenda apoiará Michel Temer (PMDB-SP) e Tião Viana, respectivamente. O posicionamento do PT foi definido durante reunião da Executiva Nacional do PT, nesta tarde, em Brasília. O presidente do PT criticou a demora de Sarney para se candidatar a presidente do Senado e a utilização de métodos anti-éticos.

O lugar do PSDB não é com Sarney (4)

O senador Artyur Virgílio em 2003 dizia, na folha ( o porta voz dos tucanos), que o senador José Sarney era motivo de instabilidade do Congresso Nacional. O tempo da ditadura já acabou e só Sarney não percebia.

Há dois meses atrás os senadores Virgílio e Sérgio Guerra (presidente nacional do PSDB) estiveram no Maranhão defendendo o mandato do governador Jackson Lago e nessa ocasião, no auditório do Praia Mar Hotel, classificou Sarney como o último coronel do Brasil. E não só eles, o governador de Minas, Aércio Neves, esteve no período da campanha, em São Luís, apoiando Castelo e questionava o que fazia o senador Sarney com o candidato do PT, Flávio Dino.

O governador de São Paulo tem motivos de sobras para não querer conversa com Sarney. Lembram da 'operação Lunos', o senador maranhense não esquece.

Na verdade os novos tempos no Brasil impõe a disputa política num outro patamar: entre as ideias do centro-esquerda (PT) e do centro (PSDB). Não cabendo mais a direitona conservadora e elitista da Arena, PFL, DEM, direita do PMDB e seus outro remanescentes. Os tempos pós-ditadura não podem ser confundidos com o passado, não vamos dar sorte para o azar senhores do PSDB.

Nós do Maranhão estamos heroicamente fazendo a nossa parte, façam as suas senhores combatentes, que tanto respeitamos. Escutem os tucanos maranhenses. Tenho certeza da posição corajosa anti-Sarney do presidente regional do PSDB, dep. Roberto Rocha, dos prefeitos de São Luís João Castelo, de Imperatriz Sebastião Madeira, de Açailândia Ildemar Gonçalves, dos dep. federais Pinto da Itamaraty e Brandão,...A história agradecerá!

Roberto Jeffesson apoia Sarney (5)

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), cassado pelo escândalo do mensalão, tornou-se cabo eleitoral de José Sarney (PMDB-AP), informa o blog do Josias. Na briga pela presidência do Senado, Jefferson joga com Renan Calheiros (PMDB-AL), principal apoiador da candidatura de Sarney.

Presidente do PTB, Jefferson move-se para despejar os sete votos da bancada de senadores da legenda para Sarney. No momento, Jefferson sua a camisa para mudar o voto de três senadores petebistas que prometeram apoiar Tião Viana (PT-AC).

Pelo menos cinco senadores do PMDB apoiam Tião (6)

Deu no Blogue do Noblar
O senador Tião Viana (PT-AC), que disputa a presidência do Senado, aposta no apoio de pelo menos cinco dos 20 senadores do PMDB à sua candidatura --mesmo após o ingresso do senador José Sarney (PMDB-AP) na disputa.

Embora o PMDB oficialmente mantenha o discurso de que estará unido em torno de Sarney, candidato do partido, Tião disse que um grupo de peemedebistas já manifestou interesse em apoiar o seu nome na corrida pelo comando do Senado.

Sarney oferece ao DEM o controle R$ 2 bihlões (7)

Candidato do PMDB à presidência do Senado, José Sarney (AP) prometeu ao DEM a primeira secretaria, um dos cargos mais cobiçados da Mesa diretora, responsável por um orçamento anual de mais de R$ 2 bilhões.

Passam pela mesa do primeiro secretário a folha salarial do Senado, contratos milionários de aquisição de bens e serviços, viagens dos senadores, verbas de gabinete, gestão de apartamentos funcionais, entre outras despesas.

Heráclito Fortes (DEM-PI) é o mais cotado para substituir o também democrata Efraim Morais (PB) --cuja administração no cargo foi alvo de ao menos cinco investigações do Ministério Público.

Dilma pisa na bola: ela quer Sarney (8)

É verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prefere que o peemedebista Michel Temer (SP) comande a Câmara e o petista Tião Viana (AC) o Senado. É verdade que Lula ficou chateado com o desejo do ex-presidente José Sarney (AP) de entrar na disputa pelo comando do Senado.

Mas, é verdade que o mesmo Lula liberou Dilma apoiar Sarney.

Particularmente acho isso bom para Tião, pois coloca o PSDB na dúvida. Vai tu só Dilma. Depois, depois.

Advinhe com quem Zé Dirceu está? (9)

O ex-ministro José Dirceu tem uma aliança estratégica, não sei baseado em que, com Sarney. Para ele tudo pra sarney, menos para o PT. Poderá ser a primeira vez que o PT, durante o governo Lula, ficará de fora das mesas diretoras da Câmara e do Senado. E ao final, assim sendo iluminado Dirceu, quem influenciará mais a Dilma: tu ou gente como o Sarney?

Ministro Tarso por favor opere!

Tião aposta em defecções no PMDB, DEM e PSDB (10)

Aliados do senador Tião Viana (PT-AC) apostam nas defecções de parlamentares do PMDB, DEM e PSDB para eleger o petista como novo presidente do Senado.

Como a votação é secreta, aliados de Tião acreditam que muitos senadores vão contrariar as orientações partidárias para apoiar o seu nome. O PMDB, DEM e PSDB devem formalizar o apoio a Sarney nesta semana.

O voto secreto sempre permite a defecção. Não tem totalidade nas bancadas. Nas bancadas do PMDB, DEM e PSDB tem parlamentares que já declararam voto no Tião.

Veja quem já está com Tião (11)

A campanha de Tião contabiliza o apoio de pelo menos sete partidos ao seu nome: PT, PDT, PSB, PSOL, PTB, PR e PRB. Além disso, os aliados do petista esperam as defecções do PMDB e dos partidos da oposição. No PSDB, por exemplo, o governador José Serra (SP)inclina-se para declarar apoio ao petista , o que pode influenciar parte da bancada.

Senadores petistas não escondem a irritação com a decisão de Sarney se lançar candidato, uma vez que o peemedebista chegou a negar pessoalmente para Tião que se lançaria na disputa. "É uma situação de constrangimento. Analisamos todas as possibilidades para que isso não acontecesse. Estamos tentando ainda entender o que aconteceu", disse Ideli.

Entenda minha filha, isso só pode ser obra de ZÉ DIRCEU. O PT não é um bloco monolítico, os adversários de Dirceu dentro do PT são os mesmo de Sarney lá fora. Coincidência, não. Isso prova que os métodos de Sarney são parecidos com alguns petista.

Deu na folha: Governador do MA diz que Senado não pode mais ser dirigido pelo presidente dos partidos da ditadura (12)

O governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), disse na última quarta-feira que a eventual vitória do senador José Sarney (PMDB-AP) para a presidência do Senado é um retrocesso na democracia brasileira.

Segundo ele, a eleição do peemedebista significa que um representante da ditadura se mantém forte no país.

Lago foi um dos defensores do apoio fechado à candidatura do senador Tião Viana (PT-AC) à presidência do Senado, na reunião realizada quarta-feira passada, para definir as posições do partido em relação às eleições no Senado e na Câmara. A bancada do PDT, que reúne cinco senadores, decidiu ingressar na campanha do petista.

Veja a carta do senador Tião Viana aos mídias-livres do MA (13)


AOS BLOGUEIROS DE SÃO LUÍS


Fico profundamente gratificado pelo gesto dos blogueiros do Jornal Pequeno e de São Luís do Maranhão, reunindo-se para manifestar à sociedade maranhense apoio a minha candidatura a presidência do Senado Federal, como aquela que "atende aos princípios republicanos e democráticos para qualificar as ações" do Congresso Nacional.

minha motivação é buscar o reencontro do Poder Legislativo com a sociedade brasileira. Acredito que o Senado pode resgatar seu papel histórico e atuar como uma instituição contemporânea, realizando a vontade nacional de uma política com ética e voltada para a efetivação de medidas imprescindíveis à modernização do Brasil, como a reforma política e tributária, e a criação de uma agenda ambiental que garante nossa soberania sobre a Amazônia e a sustentabilidade do seu desenvolvimento.

Obrigado pela iniciativa de tão expressivo segmento da inteligência do Maranhão. E que o sucesso da candidatura que represento venha contribuir para o engrandecimento do Poder Legislativo e o resgate da credibilidade da atividade política no nosso País, tão lamentavelmente prejudicada pelas artimanhas das velhas práticas oligárquicas.

Atenciosamente,
Senador Tião Viana
Brasília, 26 de janeiro de 2009

Nenhum comentário: