MA terá conselho de segurança contra crime
Programa prevê construção de centros em que polícia e governantes se reúnam com população para debater insegurança
Saiba mais sobre o Projeto Segurança Cidadã
O projeto prevê que representantes da polícia e dos governo municipal e estadual prestem contas periodicamente aos moradores, em reuniões para debater políticas públicas de segurança. A iniciativa começa em São Luiz, onde até o fim do ano devem ser construídos 22 centros comunitários próximos aos distritos policiais para abrigar esses encontros.
A estratégia faz parte do Plano Local de Segurança Cidadã — uma das ações do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) no Estado. A iniciativa também pretende integrar os trabalhos das polícias militar e civil e dos bombeiros, além de oferecer cursos para oficiais sobre direitos humanos.
Cada conselho de segurança terá de 10 a 30 membros, entre moradores dos bairros (escolhidos pela comunidade), representantes do poder público e pelo menos um oficial da Polícia Militar, um da Polícia Civil e um do Corpo de Bombeiros. Antes da instalação do órgão, são feitas reuniões para que a comunidade conheça o programa, escolha um lugar para as reuniões e eleja membros para representá-la. Os membros escolhidos farão curso de capacitação sobre segurança, cidadania e liderança comunitária