ABRINDO SEU PRÓPRIO NEGÓCIO
Só tive carteira assinada apenas duas vezes: uma como assessor de imprensa no Sindicato dos Bancários e outra como assessor de tudo da AABB de São Luís( formatava a pauta de eventos do clube, editava seu jornal e site, elaborava projetos especiais...). Depois dos meus 22 anos de idade sempre tive pequenas empresas. Muitas vezes fui um DESEMPRESÁRIO. Aqui no MA é foda mesmo, tudo funciona em função da grana pública, mas as coisas estão mudando. Hoje é domingo, estou revisando meus desafios para os próximos 45 dias e acabei relembrando as dificuldades de ser pequeno empresário numa terra como O MA. Diversas vezes o espaço físico do meu trabalho era onde eu morava. Vai aí umas dicas de como montar seu próprio negócio.
ABRINDO O SEU NEGÓCIO
1. ONDE SE ESTABELECER?Em qualquer canto que seja o seu canto de trabalho, nunca, eu disse NUNCA com o lap top em cima das pernas enquanto assiste vale a TV . Pode ser no quarto de empregada, no fim da bancada do banheiro, no recuo do corredor, ou num quarto abandonado. Você tem que ter um local pra botar a sua máquina, ou o seu fogareiro onde vai derreter as velas ou a máquina de costura.
2. O QUE VESTIR?Nunca, eu disse NUNCA permaneça com aquele pijamão e avaianas, só porque você está em casa e não deve aparecer ninguém mesmo. Acorde, tome seu café, tome banho, se puder faça o retoque dos cabelos como se você tivesse aquela mina pra azarar no trabalho. Se monte pelo menos um pouco pra começar seu trabalho caseiro. Não esqueça que pode aparecer um imprevisto, um cliente em potencial, sei lá, pô, mas aquela coisa camiseta furada e costeletas pra reparar não dá.
3. A HORA DO ALMOÇO E AS LARICAS Um problema pra quem não tem empregada. Se a gente deixar, acaba comendo farofa de ovo com linguiça todo dia, ou pior, beliscando um monte de porcarias o dia inteiro. Nunca, eu disse NUNCA abdique do seu horário de almoço, quando você pode além de comer, ir ao banco depositar um cheque que um cliente acabou de pagar, etc.
4. TELEFONE DE TRABALHOS E você vai trabalhar e morar, estabeleça seu horário de folga. De preferência grave um bom recado híbrido, uma coisa home-office mesmo e deixe atendendo após o seu horário de trabalho pra se safar daqueles malas que te ligam às 10 da noite só porque você trabalha em casa. "Alô, você ligou pra André Rockfeller, por favor deixe seu nome e telefone que eu ligo assim que puder. Obrigado, até mais!" Uma coisa básica. Séria pra quem liga a trabalho e o 'até mais' dá um toque íntimo se a sua namorada ligar, ela sempre pensará que aquilo foi pra ela. Tolinha.
5. PEGANDO O CLIENTE…E COBRANDO Não se mostre desesperado, mas também não aparente ser um bobalhão que resolveu fazer terapia ocupacional. É muito comum chegar um cliente com uma cara ótima, com grana e com um bom papo, muito a fim de fazer o trabalho e de pagar e simplesmente ir deixando rolar, porque acha (na cabeça rica e oca dele) que você não está precisando dessa grana ontem! Uma dica de amigo: crie uma proposta padrão e cobre sempre algum $ pra começar a trabalhar, a não ser que seja um puta trabalho legal, com uma empresa grande que só paga com vencimentos certos, 30 dias depois, Aí, tudo bem.Tudo isso tem que rolar entre sorrisos e cafezinho.Se o cara não paga nada e você começa a trabalhar já vai dar merda, porque o cliente tem que se sentir na pressão também. A única maneira dele se sentir assim é se tiver colocado o rico dinheirinho dele na parada. Caso contrário você fica com a bunda quadrada, mostra o trabalho que ficou uma semana fazendo, ele diz que está ótimo e que vai ver se deposita algum..e acaba não depositando. Isso é uma espécie de regra. Deu mole, vai penar pra receber algum.
6. COBRANDO O CLIENTE QUE NÃO PAGA NUNCA Puta merda, o sujeito vai até a sua casa, te encomenda um trabalho, te bota pra fazer coisas que ele precisa e quer. Você faz o trabalho, faz a sua parte. O filho da mãe vai lá ver, ou te chama lá no escritório dele pra mostrar, você vai, mostra o resultado de uma vida inteira de estudos e trabalhos anteriores. Ele gosta, adora, você fica feliz, mas nada dele pagar. O que passa na cabeça dessas pessoas que contratam um profissional liberal e não pagam conforme o combinado? Caralho, eu nunca vi tanta sacanagem como entrar na casa de alguém, botar esse alguém pra trabalhar e simplesmente não pagar. Éeeee, como é que pode? Não sei, mas isso acontece o tempo todo.Esse sujeito pode e deve ser cobrado sempre que você puder, sempre que chegar a hora e a única coisa que você tem pra pressioná-lo é o trabalho.Nunca, eu disse NUNCA entregue o trabalho sem ter recebido a sua grana, ou pelo menos um cheque pré-datado. Muitas coisas podem acontecer depois que você entrega seu trabalho. O cara pode ir pra Europa e simplesmente te esquecer, pode te dar um cano mesmo, e pode morrer. É uma pena, mas se você trabalhou e ele morreu, o que você tem a ver com isso? O trabalho foi feito e o filho da mãe morreu sem te pagar. Pra evitar esse sentimento negativo, não se coloque em roubadas. Cobrar o que te devem em troca do seu trabalho é normal. Pode cobrar que não fica chato. Chato é o cliente que não faz a parte dele. Chato é entrar no limite do banco, com grana a receber.
7. CONTROLANDO O ORÇAMENTO Pense bem antes de comemorar o recebimento de 3000 reais num trabalho que você fez em uma semana. O trabalho de frila é uma faca de dois legumes. Um dia tem, no outro não e às vezes você orça um trabalho que acha que faria em 20 dias, mas o pentelho do cliente enrola pra dar o material, pede pequenas modificações que fazem seu trabalho virar uma coisa de 4 meses. Resultado: o que seria uma bom negócio de 4000 em 20 dias, vira uma punheta de 1000 por mês e com muito stress.
8. REVISANDO O TRABALHO Quando o trabalho rola legal, o cara paga e acontece tudo rápido, maravilha, você pode até fazer a revisão, mas quando a coisa vira aquele punhetão, você vai começar a odiar aqueles arquivos entulhando a sua máquina. Vai sentir arrepios a cada vez que abrir aquela pasta. Quando a coisa está nesse ponto, você precisa de alguém pra revisar porque você não enxerga mais nada. Nunca revise seu próprio trabalho.
9. VALE A PENA?Vale. Se você conseguir se organizar, se souber cobrar, sabendo que a grana se dilui no tempo em que o trabalho é feito, que você é um só e não pode fazer muitos jobs ao mesmo tempo, pode dar certo, porque hoje em dia você arruma empregos de 3000 por mês, fora os descontos. A vantagem é que a grana entra sempre. A desvantagem é que você não tem a chance de ganhar mais, porque suas oito horas de trabalho estão ocupadas com algum baiano gordo mandando em você.
P.S. Tem dia que dá uma saudade danada daquele tirano que pagava em dia...meu rei...