Festival de arte Serrinha
Começou na semana passada o Festival de Arte Serrinha, em Bragança, SP. Já é a sétima edição desse evento julhino - três semanas de oficinas e workshops em design, moda, gastronomia, vídeos e outras áreas de criação; instalações e vídeo-instalações, shows e exibição de filmes nos fins de semana. Um verdadeiro acampamento para adultos criativos, aberto à visitação.
A idéia do Festival de Arte Serrinha é isolar as pessoas do mundo cotidiano em que vivem, trazendo-os aqui para a fazenda para fazer um trabalho concentrado e imersivo, 24 horas por dia. Não é como ter aula às duas da tarde, que você vai de carro, toca o telefone, atende... Aqui o ambiente é lindo, com vista, faz caminhada de manhã, encontra outras pessoas...É uma 'panela de pressão'. O cara toma um choque. É arte e processo criativo até as ultimas conseqüências. Não tem limites.
Pode acontecer de um artista ou um grupo ficar até 2 da manhã trabalhando, porque estão vivenciando o processo criativo. Isso é o que não dá para explicar, porque não segue um padrão.
Tem dia que você acorda inspirado e outro não.”Todos os sentidos“Todos os alunos de moda, gastronomia, design, artes conversam entre si e trocam experiências entre si, o que não existe dentro de uma sala de aula e é uma coisa rara até para os artistas de outras áreas.Já passaram por lá os irmãos Campana, Neka Menna Barreto que fez junto com os cenógrafos Luciana Martins e Gerson de Oliveira o ‘Banquete para homens e animais’, o Marcos Suzano, Zé Celso que encenou ‘O Bailado do Deus Morto’ do Flavio de Carvalho. Tom Zé, Ronaldo Fraga, Nuno Ramos, Naná Vasconcelos. Procuro sempre reunir grandes artistas que sejam também professores. Em geral, não são tão jovens. São referências seguras, para que os alunos recebem informações seguras. Lá interessa o processo e o aprendizado.
Encantamento
O Festival surgiu da necessidade de sensibilização do ser humano. Educação artística é necessária para qualquer pessoa. É um projeto coletivo, que é um instrumento mais poderoso e transformador.
Para mais informações e programação completa, consulte: www.festivaldearteserrinha.com.br