Mostrando postagens com marcador Energia Limpa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Energia Limpa. Mostrar todas as postagens

28 de ago. de 2015

Governo apresenta expansão do potencial de gás natural no Maranhão para investidores nacionais


A expansão da exploração do gás natural do Maranhão e as possibilidades de ampliação de produção nos próximos anos despertaram interesse nos investidores nacionais que estiveram presentes no seminário – Gás Natural, a Nova Fronteira Energética do Maranhão, realizado nesta quinta-feira (27) pela Companhia Maranhense de Gás (Gasmar). Durante a abertura do evento, o governador Flavio Dino apresentou para a presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, e para investidores do setor, as potencialidades do Maranhão na produção de energia e gás natural que tornam o Estado mais competitivo para participar da 13ª Rodada de Licitações que será promovida no dia 7 de outubro pela ANP.

A Bacia do Parnaíba possui uma área de aproximadamente 668,8 mil km², onde estão localizados 22 blocos que representam 72% da área terrestre a ser licitada pela ANP na 13ª rodada de licitações. Atualmente, ela é a quinta maior produtora de gás natural do Brasil, contribuindo com uma produção diária de aproximadamente de 4,7 milhões de m³/dia, o que representa cerca de 5% da produção nacional. Nesta etapa da licitação para exploração, 39 empresas estarão concorrendo para se instalar em território maranhense.

O governador Flávio Dino destacou que o seminário teve papel fundamental para a apresentação das potencialidades maranhenses como ambiente atrativo para desenvolvimento e industrialização. “O seminário alcançou êxito porque estão presentes os atuais investidores e a maioria dos inscritos no leilão. estou otimista que a Bacia do Parnaíba vai ser identificada como uma grande avenida de oportunidades para esses empreendedores para que a gente possa dinamizar o segmento de energia e, por conseguinte, a economia maranhense”, ressaltou.

Para a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, o potencial da produção de gás da Bacia do Parnaíba e as operações que já são desenvolvidas em solo maranhense transformam o Estado em um pujante gerador de energia. “O Maranhão tem muito espaço para exploração, para investimento, para desenvolvimento, e para redução de desigualdade social, regional e principalmente para produção de um gás que tem tudo para ser um projeto estruturante de desenvolvimento para o Estado e o Brasil”, enfatizou a diretora.

De acordo com dados da ANP, a Bacia do Parnaíba possui 13 blocos ativos e foram perfurados 72 poços desde 2010, tendo sido detectada a presença de gás natural em 57 deles, perfazendo um índice de sucesso de 79%, bastante acima da média do setor. Atualmente existem 25 empresas detentoras de concessões em áreas situadas no Maranhão, sendo que dez delas atuam na Bacia do Parnaíba.

A diretora-presidente da Gasmar, Telma Costa Thomé, realçou as potencialidades maranhenses, que tem contribuído com a produção de cerca de 5 milhões m³/dia, volume que alçou o Maranhão ao posto de 6º maior produtor de gás natural do país e a Parnaíba Gás Natural a segunda maior produtora do Brasil, atrás apenas da Petrobras. “A Gasmar, apesar do relativo curto período de existência já situa-se no grupo das maiores distribuidoras do país em termos de volume movimentado. São números expressivos que representam apenas o começo, se levarmos em conta o elevado potencial dessa Bacia”, disse.

Comercialidade

Para o desenvolvimento desse cenário positivo, destacado pela presidente da ANP, foi fundamental a declaração de comercialidade da Bacia Terrestre do Parnaíba, autorizada pelo governador Flávio Dino ainda no mês de março.

Durante o seminário, o governador aproveitou para anunciar outra novidade para o Maranhão: foi declarada, na última quarta-feira (25), no Rio de Janeiro, a comercialidade da descoberta de gás de Fazenda Santa Vitória. Batizado de Gavião Vermelho, o campo tem volume estimado de gás in place de 2,65 bilhões m³/dia, com início da produção para o início do ano que vem. Com mais este campo na Bacia do Parnaíba, o quarto na região, o volume estimado de gás in place chega a 9,7 bilhões de m³/dia.

Investimento escola digna

Durante o Seminário, a empresa Parnaíba Gás Natural e o deputado estadual Marco Aurélio assinaram o termo de adesão ao Programa Escola Digna, que visa melhorar a qualidade da educação pública no Estado, com a substituição das escolas de taipa por escolas de alvenaria. Com a adesão, ambos se comprometem em investir na construção destas escolas.

Por Rafael Arrais.
Enviado por Eri Santos Castro.
#Compartilhe.

27 de ago. de 2015

Flávio Dino declara comercialidade de novo campo de gás natural no Maranhão


O Maranhão conta com a exploração de mais um campo de gás natural. Em solenidade com investidores realizada no Rio de Janeiro, o governador Flávio Dino assinou a declaração de comercialidade da região da Fazenda Santa Vitória, na Bacia do Parnaíba.

Com volume de gás de 2,65 bilhões de metros cúbicos, o campo de exploração do Gavião Vermelho será explorado pela empresa Parnaíba Gás Natural, que já atua no Maranhão na região de Santo Antônio dos Lopes.

O crescimento da exploração de gás natural no Maranhão foi destacada pelo governador como uma vertente importante para dinamizar a economia do Estado. Flávio Dino afirmou, durante o evento voltado para investidores, que a produção energética no Maranhão tem a dimensão nacional de diversificar das fontes de energia do Brasil, fundamental para fortalecer um novo ciclo de desenvolvimento no país.

"Para enfrentar as desigualdades sociais é preciso produzir riqueza e por isso precisamos do setor privado. Acreditamos muito no trabalho que a PGN faz no Maranhão porque tem se preocupado com a contratação de mão-de-obra local, investimentos sociais e contribui para diversificar a economia local," disse.

Para o presidente da PGN, Pedro Zinner, a comercialidade desse novo campo de gás "representa a conclusão de um robusto plano de desenvolvimento de exploração de gás natural. 4 declarações de gás natural somente este ano." Para ele, os novos investimentos agregam mais produção de gás e mobilizar para indústrias de gás no Maranhão.

Seminário 

Nesta quinta (27), o Governo do Estado realiza o Seminário "Gás Natural: a nova fronteira energética do Maranhão", que acontece no Pestana São Luís Hotel. O evento contará com a presença da diretora gera l da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard.

Por Aline Louise.
Enviado por Eri Santos Castro.
#Compartilhe.

15 de mar. de 2015

Babilônia em Chamas: Em tempo de crise de combustíveis fósseis, vem de um brasileiro a descoberta do carro movido à água (H20).

Eri Castro compartilhou o vídeo de Nanal Sena.
BABILÔNIA EM CHAMAS
Em tempo de crise de combustíveis fósseis, vem de um brasileiro a descoberta do carro movido à água (H20).
3.366.388 visualizações
Tive que postar este vídeo! Olha ai pessoal, se esta ideia espalhar agora sim a Petrobrás acaba de afundar....

3 de set. de 2013

Renault vende primeiros carros elétricos no Brasil

A Renault anunciou a venda de seus primeiros veículos elétricos no país.
A compradora foi a CPFL Energia, que adquiriu os modelos Zoe, Fluence Z.E e Kangoo Z.E para compor sua frota de automóveis do Programa de Mobilidade Elétrica, coordenado pela empresa em conjunto com a fabricante.
Segundo a Renault, o objetivo do projeto é “abordar soluções de mobilidade no futuro das cidades, através da criação de um laboratório real”.

O programa prevê a compra de mais veículos elétricose a construção de cem pontos de carregamento.
Com Agências de Notícias.
Enviado por Eri Santos Csatro.
Compartilhe.

18 de ago. de 2013

Brasileiro inventor de 'luz engarrafada' tem ideia espalhada pelo mundo

Alfredo Moser | Foto/Montagem: BBC
Criador e criatura: Moser criou a lâmpada durante a série de apagões que o Brasil enfrentou em 2002
Alfredo Moser poderia ser considerado um Thomas Edison dos dias de hoje, já que sua invenção também está iluminando o mundo.
Em 2002, o mecânico da cidade mineira de Uberaba, que fica a 475 km da capital Belo Horizonte, teve o seu próprio momento de 'eureka' quando encontrou a solução para iluminar a própria casa num dia de corte de energia.

Veja matéria completa aqui!
Sugestão de pauta: Moisés Matias.
Gibby Zobel, de Uberaba para o serviço mundial da BBC.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

3 de abr. de 2012

Economia verde

Netbooks movidos a energia solar, relógios que funcionam à base de água, televisores que conseguem economizar 70% da energia ajustando-se automaticamente à iluminação da sala. Esses são exemplos reais de como a indústria de eletrônicos está se adaptando à era do consumo verde.

Com Valor Econômico.

5 de out. de 2011

Energia do lixo

Cidade Criativa
A gestora de resíduos urbanos Haztec vai investir R$ 440 milhões em duas usinas de geração de energia a partir de lixo, diz Paulo Tupinambá. A tecnologia foi comprada da Holanda. 

Saiu no Valor.
Editado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

27 de set. de 2011

Aparecida é primeira cidade a ter“energia inteligente”

Cidade Criativa
EDP sai na frente e testa, no município do interior de São Paulo, equipamento que permite ligar aparelhos domésticos à distância e mede consumo de energia em tempo real. 

Saiu no Brasil Econômico.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

18 de set. de 2011

Dilma na ONU e a energia limpa do Vale do Silício

Na ONU, Dilma defenderá pleito palestino
A presidente Dilma Rousseff vai defender o reconhecimento do Estado palestino no discurso que abrirá a Assembléia da ONU, na quarta-feira. Ela também pedirá mais espaço para as mulheres na política.

Vale do Silício aposta na tecnologia limpa
A energia verde ganha espaço no Vale do Silício, relata Renato Cruz. Ao lado de gigantes na internet surgem empresas de painel solar e de carro elétrico.
Saiu no Estadão.
Editado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.