Mostrando postagens com marcador Clayton Noleto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Clayton Noleto. Mostrar todas as postagens

5 de ago. de 2015

Governo do Estado garante que pagamento de convênios começa este mês


Durante reunião de trabalho, Famem apresentou pleitos para as questões do transporte escolar, manutenção de hospitais e melhoria do setor da segurança pública.

Em reunião de trabalho realizada com prefeitos e prefeitas integrantes da diretoria da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) nesta terça-feira (04), representantes do governo estadual garantiram que, ainda este mês, será iniciado o pagamento de convênios firmados, ano passado, entre Estado e Prefeituras.

O encontro foi proposto pelo presidente da entidade municipalista, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), e reuniu, além de gestores municipais, os secretários Márcio Jerry (Articulação Política), Jeferson Portela (Segurança Pública), Flávia Alexandrina (Cidades), Áurea Prazeres (Educação), Marcos Pacheco (Saúde) e Clayton Noleto (Infraestrutura), titulares das pastas nas quais praticamente todos os convênios foram formalizados na gestão estadual passada.

Flávia Alexandrina informou que, este mês, será liberado o pagamento de um primeiro lote de convênios para 33 municípios. Ela encaminhará à entidade municipalista relatório completo detalhando a situação de todos os municípios, assim como um cronograma de pagamento do restante dos recursos.  

“Recebemos um total de 600 convênios firmados, ano passado, entre 
Estado e Prefeituras nas áreas de implantação de novos equipamentos públicos e pavimentação, por exemplo. Juntos, eles somam mais de R$ 210 milhões. O problema é que deste total de convênios, mais de 80% não tiveram os seus recursos empenhados pelo governo passado. Ou seja, uma situação que inviabilizou o pagamento imediato e que necessitava de auditagem minuciosa. Já estamos finalizando a liberação de recursos para 33 municípios e iremos encaminhar à FAMEM um cronograma detalhado informando as datas para pagamento do restante [dos convênios]”, afirmou.

O estabelecimento de um cronograma para pagamento do restante dos recursos foi uma proposta apresentada pela Federação durante o encontro. 

A direção da entidade municipalista também apresentou alternativas para outras problemáticas que estão afligindo as cidades.

Na área da segurança pública, por exemplo, foi solicitado do governo formalização de convênios com os municípios para execução de ações direcionadas ao setor (custeio de aluguéis de prédios, por exemplo), assim como aumento do efetivo policial e maior quantidade de viaturas. No transporte escolar, a proposta da entidade é estabelecer como valor de referência o km rodado para o Programa de Apoio ao Transporte Escolar, situação que aumentaria os repasses aos municípios por parte da administração estadual.

Na área da saúde, a Famem defendeu o retorno do repasse de R$ 100 mil para custeio dos hospitais de 20 leitos.

Os representantes do governo estadual garantiram que todas as propostas serão analisadas e o objetivo é chegar a um consenso sobre as mesmas em um encontro que ocorrerá nas próximas semanas.

“O encontro foi proveitoso, uma vez que recebemos do governo uma sinalização positiva acerca de várias questões. Além disso, estabelecemos, a partir de agora, um canal permanente de diálogo e de entendimento visando beneficiar as cidades e suas populações”, avaliou Gil Cutrim.

Também participaram da reunião os prefeitos Filuca Mendes (Pinheiro), Fred Maia (Trizidela do Vale), Cristiane Damião (Bom Jesus das Selvas), José Leandro (Vitorino Freire), Omar Furtado (Brejo), Sebastião Madeira (Imperatriz), Djlama Melo (Arari), Dulce Maciel (Satubinha), Eunice Damasceno (Santa Luzia), Crisógno Rodrigues (Richão), Karla Batista (Vila Nova dos Martírios), Júnior Cascaria (Porção de Pedras), Júnior Otsuka (Grajaú), Sérgio Albuquerque (Primeira Cruz), Rafael Mesquita (Buriti), Rochinha (Balsas), Joel Dourado (Cajari), José Antônio Gordinho (Passagem Franca), Beto Pixuta (Matinha), Dulcilene Cordeiro (Chapadinha), Tancredo Lima (Paulo Ramos), Alan Linhares (Bacabeira) e Cícero Moraes (Estreito).

Por Gláucio Ericeira.
Enviado por Eri Santos Castro.
#Compartilhe

10 de abr. de 2015

Governo autoriza pavimentação da MA-006 interligando a Baixada Maranhense


O governador Flávio Dino assinou, na tarde desta quinta-feira (9), a ordem de serviço para pavimentação da estrada de Pedro do Rosário até o povoado de Cocalinho, localizado no entroncamento da BR-316. A pavimentação desta parte da rodovia beneficiará o fluxo para a Baixada Maranhense, onde há ampla atividade econômica e produtiva.

“A obra se insere no nosso objetivo de que grandes vias de ligação entre as regiões maranhenses ajudem na circulação das pessoas, para que elas tenham mais qualidade de vida e também estimule os investidores e produtores maranhenses a desenvolver ainda mais suas atividades e, com isso, gerar emprego e renda para a nossa população”, destacou o governador Flávio Dino.

Na presença do secretário estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto, e do chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, o governador autorizou o asfaltamento de 42 km de extensão da MA-006. A interligação deverá impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida da população de municípios como Zé Doca, Penalva, Araguanã e Pedro do Rosário.

O secretário Clayton Noleto lembra que esta é uma demanda antiga das comunidades que vivem no entorno da rodovia e preenche mais uma das etapas do planejamento do Governo de integrar todas as regiões do Maranhão, a fim de promover o desenvolvimento equilibrado do estado.

“A pavimentação vai unir uma região importante que é a Baixada Maranhense, na área de Zé Doca e demais municípios, e dessa maneira concluímos mais uma etapa e, em breve, vamos emitir outras ordens de serviço que trarão desenvolvimento social para o Maranhão”, ressaltou Clayton Noleto.

18 de nov. de 2014

Flávio no Roda Viva pra todo o Brasil: um gol de placa


Eri Castro compartilhou a foto de Jose Uchoa Lula Rousseff.
O governador eleito Flávio Dino com os futuros secretários Márcio Jerry (Articulação Política e Assuntos Federativos) e Clayto Noleto (Infraestrutura) e o dirigente nacional do PT Márcio Jardim com o cartonista Paulo Caruso, ontem (17), no Programa Roda Viva, da TV Cultura-Rede Brasil.

16 de out. de 2014

Flávio Dino anuncia Clayton Noleto para a pasta da Infraestrutura

Clayton Noleto o novo secretário de infra-estrutura do governo do Maranhão
O novo comunicado feito por Flávio Dino nas redes sociais revelou o próximo comandante da Secretaria de Infraestrutura do Maranhão. Empresário e professor na Região Tocantina, Clayton Noleto chefiará a pasta responsável pelas obras físicas estruturantes do Maranhão.

Este é o quinto nome apresentado pelo governador eleito para gerenciar o Estado a partir de janeiro de 2015. Conheça o perfil do próximo secretário.

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA – CLAYTON NOLETO

Administrador de empresas na Região Tocatina, Clayton Noleto é especialista em Planejamento Estratégico. Com forte atuação no setor privado, Noleto foi professor e instrutor Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), nas áreas de Gestão e Planejamento.

Habilitado pelo programa Empretec como empreendedor, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), Clayton Noleto é também historiador e bacharel em Direito. Foi coordenador da coligação “Todos pelo Maranhão” em apoio à candidatura de Flávio Dino na Região Tocantina.

Assumindo a pasta da Infraestrutura do Governo do Estado, Clayton Noleto deverá conduzir as obras viárias e transporte do estado.