2 de jun. de 2015

Prefeito Araken e Secretário Gerson Pinheiro definem parcerias às comunidades quilombolas

            A Prefeitura de Alcântara e a Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir) desenvolverão nos próximos meses um conjunto de melhorias às comunidades quilombolas do município. Em reunião recente na sede da administração municipal, o Prefeito Domingos Araken (PT) e o Secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro (PCdoB) e respectivas equipes de trabalho iniciaram um dialogo para formalizar a parceria estratégica para melhorar os indicadores sociais do município.

            A reunião foi prestigiada por vereadores alcantarenses e lideranças comunitárias. O Prefeito Domingos Araken conduziu os trabalhos destacando solicitações encaminhadas ao Governador Flávio Dino onde informa que Alcântara tem um Centro histórico com quase 400 anos, dois assentamentos da reforma agrária e mais 200 comunidades quilombolas. “Temos a terceira maior concentração de remanescentes quilombolas do Brasil, certificadas pela Fundação Palmares”, disse Araken.

             “Solicitamos aqui o apoio emergencial do Governo Estadual para o transporte marítimo de passageiros entre São Luís e Alcântara, com a aquisição de embarcações adequadas e a construção de atracadouros na Ponta da Areia e Porto do Jacaré”, disse Araken. Segundo ele, foram solicitadas ainda a revitalização do Centro histórico e a sustentabilidade à saúde básica e à Unidade Mista Dr. Neto Guterres e a continuidade da construção do hospital de Alcântara que está com obras paradas.

            O secretário Gerson Pinheiro afirmou que vai se empenhar junto ao Governador Flávio Dino para viabilizar as solicitações das comunidades quilombolas de Alcântara e definiu os próximos passos para a integração de projetos conjuntos com o Governo do Maranhão. “Vamos intensificar também a titulação das terras aos remanescentes dos quilombolas. Definimos aqui importantes avanços à população”, disse Pinheiro. As próximas etapas de trabalhos será para formalizar a parceria e trabalhar a titulação.  

Da assessoria- Jornalista Paulo Washington.
Enviado por Eri Santos Castro.
#Compartilhe.

Nenhum comentário: