26 de mai. de 2015

Vice-governador recebe a visita do artista maranhense Papete

Vice-governador Carlos Brandão recebe visita do artista maranhense Papete.

O vice-governador Carlos Brandão, recebeu nesta segunda-feira (25) o artista maranhense Papete que fará nesta terça-feira (26), o pocket show de lançamento de sua obra “Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba-meu-boi do Maranhão”, a partir das 21h, no Teatro Arthur Azevedo (TAA).

Papete esteve no gabinete do vice-governador Carlos Brandão (25) para convidá-lo para o evento e presenteá-lo com um exemplar de seu trabalho - fruto de uma pesquisa aprimorada que durou seis anos -, um verdadeiro apanhado histórico, que visa manter viva a tradição e a variedade de uma das maiores manifestações culturais do Maranhão, em uma homenagem a cantadores e poetas do bumba-meu-boi.

Para o vice-governador Carlos Brandão, a presença e o convite de Papete para o lançamento do seu novo trabalho é algo valioso. “A cultura popular do Maranhão merece todo nosso respeito. Divulgá-la e mantê-la viva no cotidiano de cada maranhense é o justo reconhecimento de sua parcela de importância para a nossa identidade cultural”, pontuou o vice-governador explicando que a política do governo Flávio Dino é no sentido de fortalecer a cultura maranhense.

A obra de Papete

“Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba-meu-boi do Maranhão” é um livro de arte bilíngue (português e inglês), acompanhado de quatro mídias com entrevistas dos cantadores e uma mídia musical.

Toda a coordenação editorial é de Papete. As imagens são do fotógrafo Márcio Vasconcelos. Com tiragem inicial de 1.700 exemplares, a obra será encaminhada gratuitamente a escolas, bibliotecas, casas de cultura e fundações, embaixadas e demais entidades afins.

Somente uma pequena quantidade será comercializada no dia do lançamento no TAA e autografada pelo artista maranhense no local, com toda a renda destinada à doação para o Asilo de Mendicidade e Hospital Aldenora Bello.

O livro conta com 132 páginas e traz textos de especialistas em cultura popular e bumba-meu-boi. O lançamento da obra é aberto ao público e com ingressos trocáveis por 1kg de alimento não perecível, para posterior doação ao Asilo de Mendicidade e Hospital Aldenora Bello.

Por Aline Cristina.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

Nenhum comentário: