12 de fev. de 2015

Emap convoca ação conjunta para o carnaval

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) preparou uma força-tarefa para minimizar os impactos decorrentes da grande demanda no Terminal da Ponta da Espera, em São Luís, no período carnavalesco, quando milhares de pessoas atravessam a Baía de São Marcos para aproveitar o feriado em municípios da Baixada Maranhense.
Com o planejamento, as empresas operadoras das embarcações vão ampliar os serviços de venda de passagem e de limpeza. A Polícia Militar (PM) vai reforçar o efetivo de policiais e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) disponibilizará uma ambulância e efetivo treinado para ações de primeiros socorros.
A Capitania dos Portos realizará o monitoramento da navegação e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apoiará nas ações de segurança no tráfego. Esse processo de organização também contará com parceria do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), que disponibilizará agentes para atuar em campanha de educação para o trânsito dentro do Terminal, com foco na conscientização sobre os riscos do abuso de álcool.
Em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias Municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e Obras e Serviços Públicos (Semosp), foram realizados os serviços de recuperação asfáltica e melhoria da iluminação pública no trecho de acesso ao Terminal da Ponta da Espera.
O trabalho conjunto com esfera municipal, através da SMTT, também ocorrerá no combate à superlotação de ônibus e vans, com organização de tráfego, com apoio da PM e PRF. Para garantir maior conforto e segurança aos usuários, haverá ambulância, blitz de educação no trânsito, instalação de banheiros químicos, sinalização e tenda para apoio na espera pelo embarque.
De acordo com a Emap, o período carnavalesco é um dos que mais gera procura ao Terminal da Ponta da Espera. Dos 1.771.341 que usaram o Ferry boat para ir à Baixada Maranhense em 2014, 83.584 foram no período de carnaval (entre a sexta-feira e a quarta-feira de cinzas). Ao longo do ano passado, 313.369 veículos fizeram a travessia, sendo 11.885 no carnaval.
A ação conjunta é desenvolvida com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Secretarias Municipais de Trânsito e Transporte (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Capitania dos Portos, além das operadoras de ferry boat Serviporto e Internacional Marítima.
Da assessoria.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

Nenhum comentário: