O Coletivo de Ocupação da Câmara de Vereadores de São Luís vem, a público, manifestar seu repúdio ao pedido de reintegração de posse protocolado no dia 26 de julho de 2013, às 17h36 na Segunda Vara de Fazenda Pública pela Casa.
Com a ação judicial, a Câmara rompeu o processo de negociação, que vinha contando com os empenhos, tanto deste Coletivo, quanto – pensava-se – dos vereadores Astro de Ogum e Pavão Filho, que apresentaram aos ocupantes, momentos antes de a Câmara entrar com o pedido, proposta para discutir a pauta emergencial para desocupação (questão fundiária, transporte público e transparência das contas).
O coletivo prossegue querendo dialogar sobre os problemas da cidade, mas a resposta dos vereadores foi uma ação judicial que poderá resultar em desdobramentos desnecessários para ambas as partes.
Nestes seis dias de ocupação, a Câmara de Vereadores viveu uma experiência histórica de democracia direta e auto-organização popular. Chegamos a ser 110 ocupantes, com 16 comunidades representadas, tivemos 3 aulas públicas realizadas tratando do Passe Livre e da Tarifa Zero, da Democratização da Comunicação e Meio-Ambiente. Foram realizadas 9 Plenárias Populares com ampla participação dos presentes, que elaboraram uma pauta ampla com as questões da cidade, do estado e do país. Apesar de todo esse esforço, os meios de comunicação, com algumas poucas exceções, viraram as costa ao movimento, e passaram à criminalizá-lo com informações inverídicas sobre a ocupação.
O Coletivo, em sua última Plenária, decidiu prosseguir com a ocupação, convocando toda a população de São Luís para se fazer presente à Câmara nesta segunda-feira, dia 29, às 8h, para discutir os temas da Mobilidade Urbana (transporte público), da Regularização Fundiária e da Transparência das contas públicas. Na ocasião realizaremos um Ato Público de apoio à ocupação e reivindicando a urgente abertura de diálogo sobre uma pauta com temas tão relevantes para a Cidade.
COLETIVO DE OCUPAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO LUÍS
Entidades e comunidades que apoiam a ocupação
Acorda Maranhão
ANEL – Assembleia Nacional de Estudantes Livre
APRUMA – Associação dos Professores da UFMA
Associação Comunitária da Área Itaqui-Bacanga
CÁRITAS
Centro Acadêmico de Serviço Social - UFMA
Centro Acadêmico de Pedagogia - UFMA
CIMI – Conselho Indigenista Missionário
Ciranda das Assessorias Jurídicas Universitárias Populares – Carué (Assessorias Najup - Negro Cosme/UFMA, Pajup/UNDB, NEAJUP/CEUMA)
Diretório Central dos Estudantes – DCE/UFMA
Estudantes do IFMA Maracanã e Monte Castelo
Irmãs de Notre Dame
Jornal Vias de Fato
Luta Popular
Movimento Mulheres em Luta – MML
Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe
MPL São Luís (Movimento Passe Livre)
Posse de Hip Hop Liberdade Sem Fronteiras
Quilombo Urbano
Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares – RENAP/MA
São Luís Acordou
Sindicato dos Bancários
SINTRAJUFE – Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal
SINASEFE – Monte Castelo/Maracanã
União Estadual por Moradia Popular
Vem Pra Rua São Luís
Comunidades: Eugênio Pereira, Tendal, Renascer, Menino Gabriel, Terra Sol, Paranã, Alto da Esperança, Todos os Santos, Pindoba, Vila Cafeteira, Vila Maranhão
São Luís 28 de julho de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário