O escritor mineiro Luiz Ruffato e o compositor Chico Buarque ganharam o Prêmio Literário Casa de Las Américas 2012, anunciado na noite desta quinta-feira, durante a 54ª edição da premiação, em Havana. Ruffato foi o vencedor da categoria Literatura Brasileira com o romance "Domingos sem Deus" (editora record). Chico ganhou o Prêmio de honra de Narrativa José María Arguedas por "Leite derramado", último romance do autor publicado em 2009 pela Companhia das Letras.
A obra de Ruffato concorria com outras 158 inscritas. De acordo com a justificativa do júri, composto pelos escritores Marcelino Freire, Carola Saavedra e Suzana Vargas, a obra "apresenta diversos episódios independentes que se entrelaçam, formando o mosaico de um Brasil essencial, embora esquecido".
Os livros "Carbono pautado, memória de um auxiliar de escritório", de Rodrigo de Souza Leão e "O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam" , de Evandro Affonso Ferreira, ambos da editora Record, receberam menções na premiação. No ano passado, o escritor Nelson Oliveira venceu na categoria Literatura Brasileira com o livro "Poeira: demonios e maldições" (Língua Geral).
Confira a lista completa de autores premiados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário