21 de dez. de 2011

O que está por trás das acusações contra Zé Dirceu e Genuíno?

A vida destes dois homens nunca mais foram as mesmas depois que a extrema direita do país, através de um dos seus atores, o então presidente do PTB Roberto Jefferson, disseminou aos quatro quantos as denúncias batizadas pela mídia tradicional de mensalão.

A questão de fundo é a necessária reforma política no Brasil, que as eleites conservadoras a empede. O financiamento público de campanha é imperativo para impedir que o capital domine a cena. 

Duas lideranças de uma geração de revolucionários brasileiros, que resistiram à ditadura militar e fundaram o maior partido de esquerda do mundo, sofreram a tentativa de execração pública. Na verdade, a direita conservadora pode ter impedido que seus nomes figurassem como presidente do  Brasil e governador de São Paulo. Mas, o PT e demais partidos de esquerda  não se acanharam e venceram ao fazer de Dilma a primeira presidenta de um país, que elegera antes o primeiro representante da classe trabalhadora também presidente.

A elite conservadora quer um julgamento objetivo no STF. Mas, elementos subjetivos deverão marcar a decisão da corte, pois as ruas deverão ser ouvidas. Veja abaixo as manchetes de dois dos principais representantes da  imprensa conservadora sobre o caso. Faça seu juízo de valor:

Saiu na Folha
Ministro Barbosa entrega relatório do caso mensalão
O ministro do STF Joaquim Barbosa, relator do mensalão, liberou aos colegas o relatório final sobre o caso e enviou ao presidente Cezar Peluso ofício em que reage às críticas recebidas.

Barbosa nega que o caso esteja atrasado e diz que ações mais simples abertas na época do mensalão ainda estão tramitando



 Saiu no Estadão
Relatório do mensalão é divulgado após cobrança
O ministro Joaquim Barbosa, do STF, divulgou o relatório do processo do mensalão. No resumo são transcritas partes da denúncia do Ministério Público, segundo a qual os réus do núcleo central do esquema (José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares) teriam organizado a compra de apoio político. O presidente do STF, Cezar Peluso, havia pedido acesso ao conteúdo da ação.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

Nenhum comentário: