Agentes do FBI prendem suspeitos de participar de máfia nos EUA - Foto: / Reuters
Em uma operação sem precedentes na história recente dos Estados Unidos, o FBI (a polícia federal dos EUA) e policiais de três estados prenderam cerca de 130 integrantes das Cinco Famílias da Máfia de Nova York - Genovese, Bonanno, Colombo, Gambino e Luchese - e das organizações criminosas de Newark (Nova Jersey) e Providence (Rhode Island), segundo informações publicadas no site do jornal "New York Times". Eles são acusadas de homicídio, extorsão, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, entre outros crimes.
As prisões, feitas com auxílio de ex-mafiosos convertidos em informantes, demonstram que a máfia continua sendo uma ameaça, apesar das várias décadas de repressão, durante as quais vários chefões foram para a cadeia. Mas a ação revela também que a famosa "omertà", ou código de silêncio, é um mito, segundo autoridades.
Mais de 800 agentes federais e locais participaram da ação - a maior operação em um só dia já feita conta a máfia. Um mafioso também foi detido pelas autoridades italianas. Entre os indiciados em Nova York estão líderes das famílias Colombo e Gambino, vários deles com mais de 60 anos de idade.
Saiu em O Globo.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário