24 de set. de 2010

Provas de que as eleições no Maranhão serão decididas no 2º turno

Pesquisa Opinare 
Pesquisa realizada pelo Instituto Opinare, registrada em 19 de setembro no Tribunal Eleitoral do Maranhão, confirma a tendência de segundo turno entre a atual governadora e o candidato pedetista.
 
Se as eleições fossem hoje, na pesquisa estimulada, aquela em que se apresenta os nomes dos candidatos, Roseana Sarney (PMDB), da Coligação “O Maranhão Não Pode Parar”, teria 41,9%, seguido de Jackson Lago (PDT) da Coligação o “Povo é Maior” com 26%. Flávio Dino (PcdoB) da Coligação “Muda Maranhão”, apresenta 18,9% de intenção de votos, Marcos Silva (PSTU) 0,8%, Josivaldo Correa (PCB), 0.2% Saulo Arcangeli (PSOL) 0,1%, não sabe/não respondeu 10% e brancos e nulos 2,1% .
 
A pesquisa tem margem de erro de três pontos para mais ou para menos.Em relação à pesquisa anterior do mesmo Instituto, divulgada dia 6 de setembro, a candidata Roseana Sarney oscilou negativamente 0,6 pontos percentuais. Jackson Lago subiu 1,3% e Flávio Dino subiu 4 pontos percentuais.
 
Esse resultado, se as eleições fossem hoje, levariam a eleição para o Segundo Turno no Maranhão, pois somando somente os votos válidos os candidatos de oposição teriam 52,33% da intenção de votos contra 47,67 da atual governadora, ou seja uma diferença de 4,6% em favor das oposições.

A pesquisa foi contratada pelo jornal Tribuna do Nordeste, registrada sob o número 36070/2010, com 1000 entrevistados em 46 municípios.

PESQUISA EXATA 
Também de acordo com a Pesquisa Exata contratada pelo jornalista Luis Cardoso e divulgada na noite desta quinta (23), as eleições no Maranhão devem seguir para o 2º turno.
 
Conforme a pesquisa estimulada, a candidata Roseana Sarney possui 42%, seguida por Jackson Lago com 25%, Flávio Dino com 23% e Marcos Silva com 1%. Os candidatos Saulo Arcangeli e Josivaldo Correa não pontuaram. O quantitativo de nulos e brancos chega a 3% e indecisos a 6%.
 
Na pesquisa espontânea, Roseana aparece com 38%, Jackson Lago com 21% e Flávio Dino com 18%. O número de indecisos chega a 20%. Os outros candidatos não pontuaram.
 
A pesquisa foi feita entre os dias 17 a 19 deste mês e ouviu 2 mil pessoas em todas as regiões do Maranhão. 

Ela está registrada no TRE/MA sob o número 35.522/2010. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima e para baixo.
 
Da CN São Luís.
Enviado por Eri Santos Castro.

Nenhum comentário: