9 de set. de 2010

O núcleo político de Dilma Rousseff

Assim como seu mentor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a candidata do PT, Dilma Rousseff, já tem seu núcleo político, por onde passa toda a estratégia de reação à ofensiva adversária sobre a quebra de sigilos fiscais na Receita. Ele é integrado pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra, e pelos deputados paulistas Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo. Num eventual governo Dilma, Dutra permaneceria no cargo que ocupa, Palocci faria a articulação política do governo na Casa Civil e Cardozo é o nome mais provável para o Ministério da Justiça.

A coordenadora-geral do PAC, Miriam Belchior, pode ser promovida a ministra do Planejamento. O atual ocupante do cargo, Paulo Bernardo, deve permanecer na Esplanada, em posto ainda incerto. Outros ministros ainda sem pasta são o candidato ao Senado pelo PT de Minas, Fernando Pimentel, e a atual diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster. Isabela Teixeira, do Meio Ambiente, pode permanecer onde está.

Se perder a disputa em São Paulo, Aloizio Mercadante é cogitado para a Ciência e Tecnologia. Luciano Coutinho é o preferido de Dilma para a Fazenda, mas o atual titular, Guido Mantega, já manifestou o desejo de ficar. Para a presidência do Banco Central, o mais citado é o atual diretor de normas, Alexandre Tombini. Henrique Meirelles começa a ser cogitado pelo PMDB para as Minas e Energia ou para os Transportes. 


Do Valor Econômico.
Enviado por Eri Santos Castro.

Nenhum comentário: