28 de fev. de 2010

PT avança rumo candidatura Flávio Dino


                                       A  História secreta da reunião
do Diretório Regional do PT
O Diretório Regional do PT escolheu, nesta tarde, a sua Executiva. O que era dado como certo desmoronou. O grupo do deputado Washington preocupou-se demais com a ofesiva e esqueceu da defesiva. Conquistou Rodrigo Comerciário  e perdeu Mundico Texeira. Rodrigo defendia antes a tese da candidatura própria do PT e agora ficou literalmente doente: passou a defender a tese de Roseana Sarney. Mundico, por sua vez, discordou do isolamemto de Dutra, Bira, Lobato, Jardim, Teresinha, Flanklin, Jomar... Ou seja, seu movimento pela Tesouraria do partido beneficiou a democracia interna e todas as orças políticas internas acabaram por  participar da Executiva do PT.

Com esse resultado, aumentam as possibilidades da pré-candidatura de Flávio Dino ter o apoio do PT. O dirigente Márcio Jardim apresentou um documento, com a assinaturas inicias de 26 pessoas, dos 51 membros do Diretório Estadual, confirmando a pré-candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdoB) a governador do Maranhão.
O pacto interno de governabilidade do PT foi criado. Para onde o PT for não haverá 'caça às bruxas'. A decisão  final dos rumos do PT será tomada nos dias 27 e 28 de março, durante o seu Encontro Estadual, com 175 delegados elitos no PED-Processo de Eleição Direta, em novembro último . Entretanto, o deputado federal Flávio Dino deverá mostrar a sua força nacional, articulando tanto as Direções Nacionais do PT e do PCdoB a seu favor.

Presidente do PCdoB reuni-se com Washington
Na semana passada, o presidente nacional do PCdoB Renato Rabelo (SP), reuniu-se com o deputado federal Washington Luiz (PT-MA) para discutir a viabiidade da candidatura de Flávio Dino. Acertaram que tudo depederá dos partidos no Maranhão, de  pesquisas e do Planalto. Segundo Flávio, Dilma advoga dois palanques no Maranhão.

Os amigos históricos de Flávio dão-lhes às costas
A maior ausência da reunião do Diretório Estadual, de hoje (27), foi da deputada estadual Helena Heluy. Tudo indica que a deputada já esteja concordando com as teses do seu filho secretário de Roseana Sarney, José Antônio Heluy.

A unidade e a lealdade entre os diferentes
O PT do Maranhão nunca mais será o mesmo depois da reunião do Diretório Regional , de hoje (27). O bom senso levou à unidade. Não temos mais somente dois atores principais, temos vários: Washington, Dutra, Edmilson, Jardim, Teresinha, Monteiro,Genilson, Lobato, Bira, Rodrigo, Heluy,... e agora o Srº Mundico, que sem ele, o PT de hoje não seria palco da democracia e da lealdade entre os diferentes. 

Todos os olhares para o Encontro Estadual do PT nos dias 27 e 28 de março

Os diversos grupos e tendências do PT maranhense já preparam suas estratégias para o Encontro Estadual que decidirá a política de aliança e tática eleitoral para as eleições 2010. Mais tarde farei uma radiografia dos 175 delegados, eleitos no último PED-Processo de Eleição Interna do PT.

E assim avança o PT

Presidente – Raimundo Monteiro
1º vice-presidente - Augusto Lobato
2º vice-presidente - Janete Araújo
Secretário-geral - Fernando Magalhães
Secretário de Finanças - Mundico Teixeira
Secretário de Organização - Bira do Pindaré
Secretário de Relações Institucionais - Edmilson Carneiro
Secretário de Comunicação - Fábio Dias
Secretário de Movimentos Populares - Socorro Lago
Secretário de Mobilização - Raimundo Dutra (Caxias)
Secretaria Agrária - José Inácio
1º vogal - Washington Luis
2º vogal - Márcio Jardim
3º vogal - Dada (Magalhães de Almeida)
4º vogal - Juscelino.

Foto do Blogue do Décio Sá (Imirante).
Enviado por Eri Santos Castro.
Com acréscimos e correções às 11h.43min, o dia 28-02-2010. 

4 comentários:

Valdomiro Araújo disse...

companheiro Eri, agora mesmo que não entendir mais nada, de quem é a verdade, pois o blog do anselmo dar como certo a aliança com sarney que segundo alguem dos que defende esta bandeira teria afirmado que eles já teriam 105 delegados com eles, agora vc me diz que o PT avança rumo a candidatura de Flávio Dino, me explica por favor, Valdomiro Araújo presidente do diretório municipal do PT em Cantanhede-MA (defensor da aliança com o PC do B e PSB)

Josué Moura disse...

Ô Eri, me diz ai: as lideranças de Imperatriz, Jomar, Terezinha, Manoel da Conceição, Valdinar, ficaram sem cargos no diretório?

Jose Eudes disse...

A campanha do PED já passou. Candidatura Própria para o Rodrigo Comerciário 2010, só a dele.


É, Rodrigo Comerciário ficou literalmente doente de vontade de apoiar as diretrizes do PT Nacional, do presidente Lula e da Candidata Dilma Roussef.

Palanque único no Maranhão através da aliança com o PMDB parece ser a alternativa mais coerente.

É melhor ficar no time esquerdizado pelo PMDB e PT do que aventurar nesse conglomerado que parece mais uma anarquia. A experiência da Frente de Libertação do Maranhão serve de amostra.

Rodrigo Comerciário fala e parece que estão todos moucos. Deve ter motivos de sobra para se posicionar.

É isso aí Rodrigo Defende o PT, a Diretriz de Lula e da Dilma.

Pró vitória do PT e do Maranhão.

Anônimo disse...

A realidade é que a aliança do PT/PMDB vai tirar base eleitoral e dificultar o discurso tradicionalista de muito politico acostumado a iludir presidentes de sindicatos e associações lá nos confins do Estado.

Quando a banda do PT pró Roseana abrir as portas do Governo Roseana e priorizar o atendimento das demandas de cada entidade civil, cada sindicato interiorano, cada associação, então cai por terra o discurso odioso e a mistificação, dando lugar a novos tempos de democracia direta nos rincões do Estado.

Será a falência dessa indústria de esploração de milhares de pequenos sindicatos que tem à sua frente presidentes cheios de boa intenção, mas, vitimados na maioria das veses pelo analfabetismo, sem acesso aos birôs do poder constituido.

Então, o PT e o PMDB estarão promovendo a inclusão politico Administrativa dasociedade Maranhense e então, adeus picaretagem ideológica, e entra em cena o pragmatismo do Presidente Lula.