21 de fev. de 2010

A agenda da semana

CPI do Carnaval

O deputado Edivaldo Holanda (PTC) enfrentará o secretário da Cultura Luís Bulcão. Caso não seja esclarecido a aplicação de R$ 47 milhões, no último carnaval, o deputado irá propor a instalação de uma CPI para investigar o caso.


Jackson retorna à São Luís  e terá 
encontro com Flávio Dino depois de meses

O governador deposto Jackson Lago, em seu artigo semanal no JP, confirmou a sua candidatura ao governo do Estado e admite, pela primeira vez, a possibilidade de outras candidaturas das oposições. Essa tese é defendida pelo ex-governador José Reinaldo. Depois de mais de um ano, o Drº Jackson terá um encontro com o deputado Flávio Dino (PCdoB). Esse encontro deverá ocorrer nos próximos dias. Veja os principais trechos do artigo do governador deposto.

'Acredito ter uma missão a concluir. O programa de governo que estávamos levando a efeito tinha sido pensado para quatro anos, não para dois anos e três meses. É para estar em condições de concluir essa missão que estou me preparando e todos os que me conhecem e sabem de meu senso de dever não pensam jamais que fugirei às minhas responsabilidades.'

'Os companheiros de meu partido e dos demais partidos irmãos é que, em última instância, definirão os destinos da luta oposicionista em nosso Estado e se teremos ou não uma candidatura única para o embate de outubro. Qualquer que seja a definição, estarei na linha de frente com todo o entusiasmo e garra, contribuindo para que o processo de libertação do Maranhão se complete e nosso povo volte a ter esperanças.'


O PT mais perto de Flávio Dino 
depois do seu  Congresso Nacional

O deputado federal Flávio Dino (PCdoB) tem motivos de sobra para comemorar a aprovação da resolução do IV Congresso Nacional do PT sobre tática e aliança eleitoral. Veja os principais pontos:

1) A prioridade da aliança eleitoral está no campo dos movimentos sociais. Por isso, foi supremido do texto aprovado pelos delegados do Congresso a frase: 'Aliança preferencial com o PMDB', defedida em plenário pelo deputado federal José Genuíno;

2) No Estado onde não for possível ter uma só candidatura, Dilma terá dois palanques.É bom lembrar que a Ministra Dilma veio em São Luís para a campanha de Flávio. Já são amigos de longe. Se a regra vala para a Bahia, Minas e Rio Grande do Sul, por que não valerá para o Maranhão?

Encontro Estadual do PT dará a palavra final
sobre Flávio Dino ou Roseana Sarney

A tentação será grande. Cargos, garantias de eleição para deputados estaduais e federais, vaga de senador e de vice. O grupo do senador Sarney sabe que sem o PT a 'vaca' vai literalmente pro brejo. Temos que mapear todos os delegados e irmos para ofensiva. 

Quem decide sobre o Maranhão são aqueles brasileiros que moram no Maranhão e pronto. Flávio precisa pessoalmente dialogar com todos os delegados ao encontro do PT, falando-lhes sobre a sua proposta de aliança do seu partido com o PT. Sei que Bira, Augusto Lobato e Rodrigo Comerciário foram e estão sendo procurados por dirigentes nacionais do PT e por pessoas do governo biônico de Roseana Sarney, no sentido de facilitarem a vitória da tese de aliança com o PMDB. Por outro lado, Flávio precisa estreitar relação com Henrique, Paulo Romão e outro setores do grupo político do deputado Washington.

E até mesmo destacar o presidente nacional do PCdoB Renato Rebelo (SP) e o seu amigo Secretário Geral do PT José Eduardo Cardozo (SP) para um encontro com Washington. Não devemos travar essa disputa em clima de guerra, mas num momento de consciência.

Enviado por Eri Santos Castro.

Nenhum comentário: