12 de jan. de 2010

Depois do pólo de confecção de Rosário, Roseana Sarney insiste em negócios da China

A governadora biônica Roseana Sarney insiste em negócios da China. Vocês lembram o chinês do pólo de confecção de Rosário, que enganou todo mundo, inclusive o senhor Jorge Murad? Por isso, o primeiro acabou sendo preso.

A política é feita de gestos e simbologias. Diante de tantas embaixadas, foram escolher logo a da China. Esse factóide poderia ser com outra embaixada.O embaixador chinês Qiu Xiaoui, foi recebido no Palácio dos Leões, ontem(11), pela governadora biônica e anunciou novos investimentos no Maranhão.

Por uma agenda positiva da s oposições
Durante os próximos meses irei comentar sobre doze assuntos que julgo pertinentes, quais sejam:
1- Se Jackson não era governador legítimo para o grupo Sarney, por que não obstaculizaram a sua aposentadoria legítima de ex-governador?

2- O apagão tecnológico. Enquanto todos os Estados brasileiros aumentam os seus orçamentos para as áreas de ciência e tecnologia, por trata-se de questão de soberania nacional, o governo biônico faz o inverso reduzindo pela metade o que já era muito pouco (menos de 1,7% do orçamento global do Estado);

3- O tiro no pé do secretário de Planejamento Gastão Vieira ao afirmar que os anos 90 foi uma década perdida para o Maranhão. Era o seu grupo político que governava o Estado com Lobão e Roseana.Ele tentou se consertar em entrevista ao EMA, mas se complicou mais. Tetou creditar a culpa a FHC, governo em que Sarney Filho foi ministro e todo o grupo Sarney apoiava, inclusive o nobre deputado.

4- O setor de Segurança Pública do governo biônico Roseana Sarney aponta índices de violência e criminalidade assustadores. O que está havendo? Vamos provocar o debate.Segurança não se faz com perseguições e maquiagem.

5- O tal do empréstimo de R$ 500 milhões. Lembram que o ex-governador Zé Reinaldo pleiteava menos de 7% desse valor e o senador Sarney colocou mil obstáulos para que o Senado autorizasse tal empréstimo?

6- O legado do governador Jackson Lago.Quase tudo do governo biônico foi obra de Jackson. Os carros da Segurança foram adquiridos ainda no seu governo. Até a Ponte da Liberdade , em Imperatriz, o governo biônico quiz realizar nova inauguração.Pela primeira vez, mais de um bilhão estava garantido no tesouro estadual.(Também não sei as motivações que levaram o então secretário de Planejamento, num estado pobre como o nosso,onde as pessoas passam literalmente fome, guardar dinheiro de um ano para o outro, no Tesouro Estadual).

7- O clima do 'já ganhou' que a Mirante tenta construir em torno de Roseana Sarney. Essa estratégia não deu certo na eleição passada. E sabe-se como Zé Reinaldo ganhou de Jackson na retrazada.

8- Problemas que vejo no TRE. Várias urnas, na eleição passada de governador, apontaram possibilidade de fraude numa margem de até 5%. Se não fosse a intervenção de um juiz federal o fato seria consumado.

9- Jackson precisa completar o seu mandato. A população julgará o episódio da cassação. Ainda sou da tese que é preferível a unificação de um só candidato a governador das oposições já no primeiro turno. Embora, ache legítimas as pré-candidaturas de Flávio Dino e de Roberto Rocha.

10- A campanha presidencial de Dilma tem que ter um conteúdo programático e popular no Maranhão.  Não podemos deixar a campanha de Dilma no Maranhão nos braços do grupo Sarney. Qual será o posicionamento do senador Sarney-então presidente do partido da ditadura e de Roseana Sarney com relação às torturas durante os governos militares, quando milhares de brasileiros opositores aos militares foram vítimas da violência, inclusive a própria Dilma. A verdade não deve aparecer?

11- A eleição deste ano para governador, terá um elemento a mais, tornando-a atípica. Pela primeira vez teremos uma eleição nacionalizada. O Brasil todo estará de olho no Maranhão. O Brasil quer o Maranhão de volta para os brasileiros.

12- As políticas públicas do governo biônico de Roseana Sarney são desconectadas entre si ou simplesmente inexiste planejamento e coordenação. 
a)-A ineficácia das dezenas de postos de saúde, que utilizando-se de ferramentas de marketing, são denominados de hospitais.
b)-A inexistência de ações para receber a refinaria da Petrobras e a Marinha, tanto do ponto de vista de treinamento de pessoal, habilitação dos nossos empresários e infra-estrutura (água, moradias, transportes...)
c)-A descontinuidade do programa de universalização da educação básica no Estado. As escolas que estão sendo inauguradas são aquelas mais de cem construídas durante o governo Jackson.
d)-A ocupação desordenada do solo rural maranhense, sem ser levado em conta o fator 'HOMEM DO CAMPO'. Enquanto isso, a agricultura familiar desaparece, com a priorização do agronegócio.
e)- O crescimento da intolerância, do clientelismo, da perseguição política e da corrupção.
f)- A inexistência de um programa efetivo de desenvolvimento  e de combate à pobreza. O maranhense não quer esmola, quer oprtunidade para estudar e trabalhar com dignidade.
g)- O cancelamento da aplicação do conceito e valor de SEGURANÇA CIDADÃ.

Enviado por Eri Santos Castro.

Nenhum comentário: