12 de set. de 2009

Se as novelas da Globo educassem cidadões?


O último capítulo de "Caminho das Índias" durou 1h30 e teve pico de 81% de share (de cada 100 televisores ligados no país, 81 estavam sintonizados na novela). Pena que a Globo não utiliza essa ferramenta de formação e entretenimento para educar. Imaginemos a construção de cidadãos e cidadãs via as novelas da Globo. Uma geração inteira poderia ter pensado o Brasil diferente.

Um exemplo foi a mini-série 'Anos Dourados', que segundo estudos provocou o movimento dos cara-pintadas, no início da década de 90, resultando na renúncia de um presidente acusado de corrupção.

Em um dos intervalos da novela, a autora Glória Perez comemorou e declarou no seu Twitter: "Arrasouuuuu!!!! Estou sem fala. Hare Baba!". Foi ela quem primeiro noticiou pela sua página que a novela estava batendo audiência de 81% do share. Que bom seria se suas novelas educassem cidadãos e cidadãs!

Enviado por Eri Santos Castro.

3 comentários:

Anônimo disse...

amigo, só no dia que as tvs firem obrigadas por alguma lei em enfiar [pq elas ñ o fariam por si mesmas] verdadeiros e densos temas sociais... colocar um personagem da trama com algum problema pontual/casuístico [homossexualidae, loucura, barriga de aluguel, blablabla..] é fácil: problema que a novela acaba e o problema se perpetua.

Anônimo disse...

KKKKKK começa no Senado e termina em nossas casas.... e qinda tem gente que pede a volta da ditadura: já vivemos nela.

Anônimo disse...

Meu filho, pessoas educadas não assitem novelas.Educaçãoé em casa e na escola.Não na frente de uma TV.