27 de set. de 2009

Sarney pode voltar a ser presidente

Numa certa tarde do distante ano de 1990, Moacir Neves - uma espécie de bruxo e consultor espiritual do ex-presidente da República e senador pelo Amapá, José Sarney (PMDB) - teria feito uma previsão que pode se confirmar em 2010. Sarney estava triste e cabisbaixo pelos ataques que Collor de Mello, um então presidente com “aquilo roxo”, debitando todas as desgraças da economia nas costas do maranhense que recentemente tinha deixado o Palácio do Planalto. Neves teria dito a Sarney que não se preocupasse, pois voltaria a sentar na cadeira presidencial.
De fato isso pode acontecer em abril próximo por uma conjugação de fatores políticos e, mais uma vez, por uma doença. Como se sabe, Sarney foi presidente com a morte de Tancredo Neves depois de eleito no Colégio Eleitoral.
O presidente do Senado Federal é o terceiro na sucessão presidencial. A previsão futurista de Moacir Neves, hoje falecido, pode se confirmar caso Lula da Silva (PT) se desincompatibilize para concorrer ao Senado Federal pelo estado de Pernambuco. O presidente da República tem a prerrogativa de escolher por qual estado irá concorrer, mas comenta-se no próprio Palácio do Planalto que Lula da Silva terá uma eleição tranquila em seu estado natal.
Saindo Lula da Silva, assume o vice-presidente José Alencar (PRB), mas como sua saúde está muito frágil, o mineiro poderá abrir mão de comandar o País até a posse do novo presidente, em janeiro de 2011. Com a impossibilidade de Alencar, a linha sucessória está aberta para o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB), mas o deputado por São Paulo poderá ser vice na chapa do candidato apoiado por Lula. O nome de Michel estaria inelegível, e assim se confirmaria o que previu o bruxo Moacir há 19 anos. Verdade? Só o tempo dirá.
Sugestão de pauta de Herasmo Leite.
Enviado por Eri Santos Castro.

Nenhum comentário: