14 de set. de 2009

O poder local e os Conselhos de saúde

O poder local o os Conselhos Municipais de Saúde
O caso de Balsas


O Conselho Municipal de Saúde – CMS, existe em caráter permanente, como órgão deliberativo e fiscalizador do Sistema Único de Saúde - SUS, no âmbito municipal, para que haja a plena participação da sociedade no controle das políticas públicas.
Portanto, é com esse pensamento que o CMS de Balsas-MA vem atuando. E em virtude disso, fez uma visita às diversas comunidades dos gerais de Balsas, para constatar de perto como estão vivendo milhares de famílias em lugares tão distantes da sede do município.
Em Balsas-MA, o SUS a cada dia ganha novas proporções, são inúmeros os profissionais, serviços e unidades de saúde disponíveis diariamente. Todos os programas do Governo Federal de média complexidade estão em funcionamento por aqui, além de outros tantos de alta complexidade, mesmo que não haja ainda a disponibilidade de recursos por parte do Ministério da Saúde – MS.
Na zona urbana foram reformados e ampliados todos os postos de saúde, para que lá pudessem funcionar com qualidade as Equipes de Saúde da Família. A mesma coisa aconteceu em algumas comunidades rurais.
Porém, principalmente na região dos gerais as coisas ainda não estão acontecendo como é par ser. Claro, já tem muita coisa boa, a exemplo: das visitas de médicos, de ACS, de equipes de vacinas etc. Contudo, falta a reforma e ampliação dos postos de saúde, trabalhos educativos, médico morando na região e ambulância disponível mais perto. Entretanto, o que mais afeta aquele povo é a ausência de outras políticas públicas que garantem saúde e qualidade de vida, tais como: energia elétrica, estradas, telefone rural, transporte adequado, assistência técnica agrícola, reestruturação de algumas escolas, regulação fundiária, proteção ao meio ambiente etc.
O compromisso firmado entre o presidente do CMS Sr. Giltarlã Araújo Lima, a Secretária de Saúde Sra. Lilizinha e o prefeito Francisco Coelho é de que várias ações serão realizadas em caráter emergencial para sanar os principais problemas apresentados pelas comunidades rurais visitadas, no intuito de que seja respeitado o princípio constitucional da EQUIDADE, priorizando com políticas públicas aqueles e aquelas em condições mais difíceis. Nesse caso, as pessoas dos gerais de Balsas.
Do CMS de Balsas
Enviado por Eri santos Castro.

Nenhum comentário: