17 de set. de 2009

Lula e seu blog

A estreia do blog presidencial mostra que os governos e os políticos não podem prescindir da internet, mas ainda morrem de medo dela


ELE ENTROU NA REDE

Lula diante de um computador em seu gabinete no Palácio do Planalto. No detalhe, a reprodução da página do Blog do Planalto, que estreou na semana passada.

Fazer discursos de improviso é uma das características do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula também não gosta de ser confrontado e de dar entrevistas. Esse estilo, que o ajudou a se transformar em um fenômeno de popularidade, foi transposto para a nova ferramenta de comunicação da Presidência: o Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br). Depois de ser gestado por nove meses, o blog estreou na segunda-feira 31, junto com o anúncio da proposta do governo com as regras da exploração do petróleo na camada pré-sal. Uma equipe de cinco pessoas produz fotos, textos e vídeos sobre eventos do presidente e do governo e abastece o blog.
A comunicação é ágil e informal, como a de Lula. Há até uma pitada de humor de gosto duvidoso nos textos. Um dos posts publicados sobre os royalties do pré-sal dizia: “Até que se defina uma nova repartição, ficam mantidas as regras atuais de distribuição, disse ao Blog do Planalto o ‘joão-de-barro’, que costuma fazer seu ninho perto da biblioteca do Palácio da Alvorada”. João-de-barro? Quem ficou curioso não pode enviar um comentário com uma pergunta sobre a identidade desse passarinho. No Blog do Planalto, não há espaço para intervenções de leitores. A justificativa do governo é de que moderar as mensagens seria custoso.

A criação do Blog do Planalto segue uma tendência identificada por políticos no mundo todo: o uso da internet em busca de dividendos eleitorais e administrativos. “Nos próximos anos será difícil imaginar um político bem-sucedido que ignore a internet. Quem não tiver um blog vai passar a imagem de político velho”, diz o cientista político Marcus Figueiredo, especialista em estratégias de comunicação política do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). “Com a internet, vai acontecer o mesmo processo da televisão. O Leonel Brizola (governador do Rio de Janeiro de 1983 a 1987 e de 1991 a 1994) não suportava fazer propaganda televisiva no começo. Em suas últimas campanhas, ele já sabia até como virar o rosto diante das várias câmeras.”
Do Época.
Enviado por Eri Santos Castro.

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