28 de set. de 2009

Ex-diretor da UNE assume ministério


Médico Alexandre Padilha, 38 anos, assume hoje a Secretaria de Articulação. Ele é amigo pessoal do maranhense ex-vice-presidente da UNE-União Nacional dos Estudantes, Márcio Jardim.
O presidente Lula passa a contar a partir de hoje com um novo articulador político no governo. Alexandre Padilha – ligado à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (Casa Civil) – toma posse na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência.

O novo ministro era subchefe de Assuntos Federativos do ministério e assume o cargo de José Múcio Monteiro, que foi indicado para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), no lugar do ministro Marco Antonio Vilaça, que se aposentou. Ainda não há previsão de quando Múcio será empossado no Tribunal.

O médico Alexandre Padilha, 38, chegou ao cargo respaldado por Dilma e pelo chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho. Militante petista desde os tempos de movimento estudantil, participou de todas as campanhas presidenciais do PT e foi um “cara-pintada’’ ativo, diretor da UNE na época do impeachment de Fernando Collor.

Morou quatro anos na Amazônia como infectologista e, em 2004, assumiu o departamento de saúde da Funasa. Chegou em 2005 ao Planalto, a convite de Vicente Trevas, à época subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais. Em 2008, assumiu o posto.

Responsável pela articulação do governo com Estados e municípios, teve papel ativo nas costuras das eleições municipais de 2008. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) o aproximou de Dilma, a quem passou a acompanhar pelo país. O mais jovem ministro da Esplanada é um ciclista inveterado e registra seus passeios por Brasília no Twitter.

Ligado à ala Construindo um Novo Brasil,corrente majoritária do PT, Padilha teve apoio de boa parte da bancada do PT na Câmara dos Deputados.

O governo espera que isso compense o pouco trânsito no Congresso. Ele nunca disputou eleição.
Com Informações de Márcio Jardim.
Enviado por Eri Santos Castro.

Nenhum comentário: