7 de set. de 2009

Da TV por assinatura para a TV por internet

O "Valor" publica longa reportagem sobre os programas de televisão que passam a ser exibidos na internet, no Brasil, e "opõem sites e TVs por assinatura". Exemplifica com o caso em que a produtora Sony veiculou, em seu próprio site, conteúdo ainda inédito na TV por assinatura. As operadoras reagiram, "negociaram" e a Sony tirou do ar.
Com o avanço da banda larga, a TV por internet cresceu, sobretudo nos portais, e agora começam a ser vendidos televisores com acesso direto à rede. Por enquanto, a disputa está nas séries, retrata o jornal:
Até pouco tempo atrás, não era incomum ver pessoas correndo para casa assistir à sua série favorita. Isso ainda pode ser verdade no último capítulo da novela das oito, mas cada vez mais espectadores recorrem à internet. É uma conveniência para o público, mas tornou-se uma das discussões mais quentes do setor. No centro desse jogo de múltiplos meios de acesso, cujas regras ainda estão sendo formuladas no mercado, está a divisão da receita publicitária.
Semana passada, a Telefônica, do Terra e da operadora de TV por assinatura TVA, chegou a fazer oferta pelos direitos de transmissão dos Jogos de 2016, contra Globo e Record.
E vice-versa - O portal iG vai estrear na OiTV, TV por assinatura do mesmo grupo, com o "TV iG", reunindo conteúdo de seus programas on-line "Canja", "Arena News" e "Top Ten", de música, games etc.
Hollywood por internet - Nos EUA, o YouTube negocia com estúdios para entrar no crescente mercado de aluguel de filmes on-line, em que já concorrem Apple (iTunes), Microsoft (via Xbox), Sony (via PlayStation 3), Amazon, Blockbuster e o Hulu, que é dos estúdios Disney, Universal e Fox.
Do blog da mídia, por Nelson de Sá
Enviado por Eri Santos Castro.

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