26 de ago. de 2009

Flávio Dino diz que miséria tem herança maldita

O deputado federal Flávio Dino
começa a se distanciar do seu silêncio cúmplice diante do grupo político responsável pela miséria absoluta dos maranhenses. Mas, por que nenhuma palavra explícita? Por que nenhum comentário sobre a crise do senado que envergonha o Maranhão? Por que nenhum ato condenatório contra o golpe da cassação do governador Jackson Lago?
Deu no blogue do Kenard
Flávio Dino diz em discurso na Câmara:
Miséria do Maranhão é
culpa de herança maldita

Com base em estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), sobre Desenvolvimento Municipal, o deputado Flávio Dino (PCdoB/MA) foi à tribuna da Câmara dos Deputados para lamentar os baixos indicadores sociais do Maranhão. Em seu discurso, Flávio Dino disse que a triste realidade do estado maranhense deve ser exposta, debatida e politicamente enfrentada para que as correções sejam feitas a tempo de impedir que futuras gerações continuem sofrendo com esses indicadores sociais.

De acordo com o deputado, no Maranhão, do total de crianças com idade entre oito e nove anos, 38% são analfabetas, bem acima da média nacional, que é de 23%, o que coloca o estado maranhense com o pior índice do país. Outro dado que preocupa o parlamentar diz respeito ao número de jovens que concluíram o ensino médio.

Enquanto no Brasil todo, 44,9% dos jovens nessa faixa etária concluíram o Ensino Médio, no Maranhão esse índice é menos ainda: 25,6%. Quanto aos jovens de 16 anos que concluíram o Ensino Fundamental, a taxa nacional é de 60,5%, a do Maranhão é de 41,1%. “Os indicadores da educação básica maranhense demonstram, portanto, pouco aproveitamento na aprendizagem e baixas taxa de conclusão”, disse o parlamentar.

Flávio Dino lembrou que, em 2000, o Índice de Desenvolvimento Humano do Maranhão (IDH) era o pior entre os estados brasileiros. Cinco anos mais tarde, segundo o parlamentar, havia avançado apenas uma posição, superando o de Alagoas por pequena margem, resultado agora confirmado pelo Índice Firjan.

O deputado Flávio Dino disse que o maior problema do Maranhão está na política. “Anos e anos de descumprimento das leis, de aplicação ineficiente do dinheiro público e de práticas patrimonialistas deixaram essa herança maldita”.

Flávio disse que “será preciso realizar um imenso esforço em busca da geração e distribuição justa de riqueza, da ampliação da oferta de empregos e do cumprimento das leis”.
Enviado por Eri Santos Castro.

2 comentários:

Blog Dri Viaro disse...

Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar boa tarde.
bjs

aguardo sua visita :)

Anônimo disse...

RODRIGO COMERCIARIO ESTÁ NO PAREO
VICE DO PT NA ELEIÇÃO DE 2008 ( CHAPA FLÁVIO DINO), ESTÁ NO PAREO.

O PT DO MARANHÃO VIVE UM ESPETÁCULO MARAVILHOSO DE DEMORACIA. VÁRIAS CHAPAS E TENDÊNCIAS INTERNAS CONCORRENDO. TODO PARTIDO POLÍTICO DEVERIA DECIDIR SEUS DIRIGENTES ASSIM, NO VOTO.

POR FALAR EM VOTO, A TENDÊNCIA É MESMO QUE O RODRIGO COMERCIARIO SEJA CONFIRMADO PARA O PRÓXIMO MANDATO. RODRIGO, TEM DEMONSTRADO QUE REUNIU TODAS AS CONDIÇÕES PARA SER PRESIDENTE DO PT DO MARANHÃO. VARIAS DÉCADAS DE MILITÂNCIA (QUASE 30 ANOS) CONFIABILIDADE, SERIEDADE, LEAL, PERSEVERANTE, É UM LIDER ESTÁVEL, PERMANENTE.

ESTA ESTRELA DO PT, O RODRIGO COMERCIÁRIO, ESTÁ PERFEITAMENTE IDENTIFICADO E EM SINTONIA COM OS OBJETIVOS DO PT MARANHENSE E AFINADO COM A CANDIDATURA PROGRESSISTA DE DILMA ROUSSEF.

RODRIGO COMERCIÁRIO É A LIDERANÇA QUE O PT DO MARANHÃO ESTÁ PRECISANDO NO DIRETÓRIO REGIONAL. É ISSO AÍ.