16 de jun. de 2009

Um dia que entrou pra história

Protesto no Irã
TEERÃ - Foi o dia do destino e o dia da coragem no Irã. Um milhão de pessoas marcharam da Praça Engelob até a Praça Azadi, em Teerã, sob os olhos atentos de um forte aparato policial. Desde a Revolução de 1979 não ocorriam protestos de massa como este no país, com tamanha participação popular.
Multidões se espremiam pelas ruas da capital e, ao chegarem nas principais avenidas, encontravam centenas de fileiras de policiais prontos para conter os distúrbios. No entanto, não se sentiam intimidados, ignoraram a presença da polícia. Já alguns policiais, diante daquela massa de gente muito mais numerosa, chegavam a sorrir timidamente e, para nossa surpresa, acenar com a cabeça para aqueles homens e mulheres que exigiam liberdade. Uma mulher começou a sacudir um lenço verde (símbolo da campanha do opositor Mir Houssein Moussavi) e milhares acompanharam seu gesto.
Andando em meio a essa imensa aglomeração humana, um estranho sentimento de força toma conta de todos nós. Quem desafiaria atacar aquele povo agora? Que governo poderia ferir aquela gente com tamanha determinação? Perguntas perigosas.
Com o Independent
Postado por Eri santos Castro

Nenhum comentário: