2 de jun. de 2009

Norberto Bobbio e José Sarney ou o conceito de direita e esquerda

O último ato de agora
Enquanto a CPI da Petrobrás será instalada ainda hoje no Senado, o presidente da casa José Sarney se prepara para tirar licença, para acompanhar a cirurgia de sua filha Roseana.

Na hora que a CPI tiver pegando fogo, mas fogo mesmo, será chamado o bombeiro: o presidente Sarney. Ele como poucos sabe da arte de fazer política. No Maranhão, por exemplo, ele nunca perdeu o poder, pode ter perdido com Zé Reinaldo e Jackson o governo momentaneamente. Ele articula a sua hegemonia no Maranhão não é em São Luís, Imperatriz ou em Pinheiro, mas nos corredores de Brasília. Diria que é a partir do Senado que é feita a formatação dessa ' engenharia' toda. A oposição do Maranhão não tem acento nessa casa.

A cassação do governador Jackson Lago foi montada a partir do seu prestígio no Senado, o resto foi efeito dominó. Em Brasília, Sarney é um homem cordial. Seus discursos roçam uma modernidade digna dos homens públicos mais ciosos. Sua influência o levou à Academia Brasileira de Letras. Mas, no Maranhão coexiste um outro Sarney responsável pelo atraso mediéval desse pedaço de terra do Brasil, dominando-o ao estilo faroeste: controla a mídia, intermedeia os negócios, amedronta os adversários. É o mais longevo coronel da política brasileira.

Bobbio e o conceito de esquerda
O mundo vivia o auge do pensamento único. O capitalismo neoliberal parecia então vitorioso por expressar a ordem natural das coisas, em comparação à teoria 'antinatural' do comunismo.Havia quem decretasse o fim da história. Em 1994, o italiano sucessor de Antonio Gramsci, Norberto Bobbio recolocou as coisas no lugar. Em A Direita e Esquerda, Bobbio desconstruiu com elegância e precisão a tese dominante de que não existem mais diferenças. Segundo o filósofo, " enquanto existirem homens cujo o empenho político seja movido por um profundo sentimento de insatisfação e de sofrimento perante as iniquidades das sociedades contemporânias" o termo esquerda fará sentido. O que o grupo Sarney representa no Maranhão?

Nenhum comentário: