Hoje, faz 25 anos do Comício das Diretas de Brasília e da Sinfonia das Buzinas, realizados em 1984.
O Comício das Diretas de Brasília, em que foi apresentada a Sinfonia das Buzinas do maestro Jorge Antunes, foi realizado em 1º de junho de 1984. O Comício de Brasília havia sido marcado para o dia 24 de abril, véspera do dia de votação da Emenda Dante de Oliveira, no estacionamento do Ginásio de Esportes. Mas o presidente Figueiredo, em 18 de abril, decretou Medidas de Emergência no Distrito Federal, proibindo reuniões, implantando a censura prévia, facultando busca e apreensão em domicílio, a intervenção em entidades de classe e impondo controle da entrada de Brasília.Com as Medidas de Emergência, Brasília teve a cidadania cassada.
Foi nesse comício que foi apresentada a Sinfonia das Diretas, também conhecida com o nome de Sinfonia das Buzinas, em que o maestro Jorge Antunes juntou uma orquestra de 300 automóveis e um grupo musical, para o comício que reuniu 30.000 pessoas.
Os oradores do comício foram: Freitas Nobre, Ulisses Guimarães, Luis Inácio Lula da Silva, Cristina Tavares, Humberto Lucena, Pompeu de Souza, Bruna Lombardi, Múcio Athayde, Carlos Alberto Ricelli, Aldo Arantes, Vilmar Pallis, Airton Soares e outros.Fernando Tolentino de Souza Vieira foi o animador do Comício.
A Sinfonia das Diretas, com música de Jorge Antunes e poemas de Tetê Catalão, foi escrita para um declamador, uma orquestra de automóveis tocando buzinas, um coral e instrumentos. A obra, com 40 minutos de duração, foi gravada ao vivo e foi lançada em 2004 em CD que pode ser adquirido na Editora Sistrum (sistrum@sistrum.com.br). Além da obra musical, o CD traz relatos e depoimentos na voz de Jorge Antunes, TT Catalão e Paulo José Cunha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário