11 de mai. de 2009

Uma cidade inteira debaixo d'água


Deu no Jornal do Brasil

Dentre as centenas de municípios atingidos pelas chuvas na Região Nordeste, a situação da pequena Trizidela do Vale, localizada há 280 quilômetros de São Luís, no Maranhão, impressiona. Agências bancárias, postos dos Correios, cemitério, farmácias, telefones públicos, postes de eletricidade, tudo foi encoberto pelas águas do Rio Mearim que subiram mais de seis metros acima do nível normal desde o início das fortes chuvas que atingem a região desde abril.
Segundo a Defesa Civil do Maranhão, em Trizidela do Vale as enchentes deixaram 3.643 desalojados, 4.510 desabrigados e um morto. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município é de aproximadamente 18.8 mil pessoas. A estimativa é de que quase 15 mil tenham sido afetadas. Apesar do número alto de desabrigados, o medo de saques levou muita gente a não abandonar suas casas. Os desabrigados lotam as escolas da cidade vizinha de Pedreiras, onde recebem cestas básicas e kits dormitórios distribuídos pela Defesa Civil.
No Maranhão, sete pessoas já morreram devido às chuvas. Cerca de 39 mil estão desalojados, 26 mil desabrigados e 72 municípios estão em situação de emergência. A Defesa Civil estadual lançou a campanha SOS Maranhão, disponibilizando uma conta bancária para doações.

Nenhum comentário: