29 de mai. de 2009

Ministro do Meio Ambiente reclama do congresso

Essa ideia somente preservacionista eu mesmo me questiono. O mundo inteiro considera o Brasil um vilão nessa área. No entanto, quase 60% das nossas florestas nativas estão intactas. O que não ocorre nem na China, na Europa e EUA, onde as floresta nativas representam menos de 4% das suas extensão territorial.

Acuado por seguidas derrotas da área ambiental, o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) foi ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamar de colegas de Esplanada que, segundo ele, fecham acordos nos gabinetes e depois, à revelia do que fora decidido, vão com suas "machadinhas" ao Congresso para "esquartejar" a legislação ambiental.

Minc também colocou na mesa de Lula temas que, por ora, não terão o apoio do Meio Ambiente: licenciamento ambiental prévio da BR-319 (Manaus-Porto Velho), inclusão do entorno do Pantanal na área do zoneamento da cana-de-açúcar e construção de hidrelétricas na bacia do rio Araguaia.

Ele teria reclamado que a Comissão de Meio Ambiente da Câmara tem um papel estratégico e no entanto é dirigida pela oposição ao governo Lula.

CPI da Amazônia
Em meio às polêmicas declarações de Minc, o Senado criou ontem a CPI da Amazônia para investigar questões como a demarcação da Raposa/ Serra do Sol e o desmatamento da floresta. Dos 11 integrantes, 9 são da bancada ruralista.

Nenhum comentário: