1 de abr. de 2009

A diferença entre Beth Carvalho, Zeca Baleiro e Alcione

A pessoa que elabora ou reproduz sofisticações do cérebro , contribui amazonicamente com a grande odisséia humana. As manifestações culturais estão nesta categoria. A cultura está intimamente associada com os valores, noções e conceitos de uma determinada civilização em seu próprio tempo. Portanto, muitos dos nossos artistas, por exemplo, assumem posturas de vanguarda na sociedade. Daí a diferença entre uma Beth Carvalho, Zeca Baleiro e uma Alcione de Nazaré.

A indignação frente à barbárie social que ao longo de décadas a população do Maranhão vem sofrendo, fez com que o cantor e compositor Zeca Baleiro assinasse um artigo contundente contra o golpe da cassação do governador legitimamente eleito, que representa um retrocesso e uma violência a própria libertação do seu povo, diante de um poder oligárquico de quatro décadas.

Esse mesmo sentimento fez com que a sambista Beth Carvalho fizesse uma intervenção ontem no ato público pela democracia e contra a cassação do governador, na praça Deodoro. Isso chama-se exercício da cidadania. O engajamento às causas de um povo dará eternidade aos seus atores. Zeca Baleiro e Beth Carvalho são dois exemplos de artistas engajados e que não fizeram da indiferença um escudo da mediocridade.

Enquanto isso, nas águas sujas da indiferença repousa o silêncio cúmplice. Alcione de Nazaré é um exemplo de artista que não habita o mundo de paz e justiça que sonhamos. Assistir com tristeza ao show de Beth Carvalho diante do silêncio de uma outra sambista, esta filha da nossa terra.

O que passa na cabeça de Alcione? O que ela dirá aos seus sonhos? Ou melhor, será se elabora esta sofisticação do cérebro humano?

2 comentários:

Joelma Linhares disse...

Eu tenho uma dificuldade para entender certos brasileiros. O político pisa na bola, é descoberto, e tem gente que vem à público defende-lo. Pra mim, das duas, uma: ou o cara é ingênuo, ou é cúmplice.

Quanto à figura de Beth Carvalho, achei que ela se prestou a um verdadeiro papelão! Dá bem pra perceber que ela não precisa nem de Clara Nunes, nem da Mangueira pra figurar em episódios infelizes. Ela faz isso por conta. Mais uma mancada pro currículo dela!

Anônimo disse...

E sobre Zeca Baleiro? É preciso dizer alguma coisa???

É preciso dizer e questionar alguma(s) coisa(s) SIM !!!!

Primeiro é preciso considerar que o Império de Sarney não teve seus sólidos (e sórdidos) alicerces abalados especificamente com a eleição do atual governador Jackson Lago, mas sim com o rompimento do governador anterior a ele, José Reinaldo, com o grupo sarneysista. O q fez o talentoso artista diante dos abusos, escândalos, nepotismos e festas privadas realizadas com o dinheiro público nas dependências do Palácio dos Leões, fatos amplamente divulgados na imprensa local e nacional?? Onde estava a preocupação com o povo do Maranhão e a consciência política do nosso famoso artista??
Talvez alguns fatos possam explicar a mobilização, a articulação e o pronunciamento do nosso ilustre conterrâneo Zeca SANTOS Baleiro:

Caso alguém tenha um projeto sério e concreto relacionado à área do meio ambiente para o estado do Maranhão, procure Aziz SANTOS Jr - primo de Zeca Baleiro!!

Projetos Culturais de fomemto e resgate da bela diversidade cultural do Estado do Maranhão - é melhor primeiro consultar Samme SANTOS - prima de Zeca Baleiro!!!

Mas para que qualquer verba destinada a tais projetos sejam liberadas, é preciso a aprovação do TODO PODEROSO Secretário 'das finanças' do Governo do Maranhão, Sr. Abdala Aziz Aboud SANTOS - tio de Zeca Baleiro!!! - no momento prestando esclarecimento sobre destino obscuro dado ao dinheiro público, não coerente com o plano de orçamento apresentado para o atual exercício.

"Alguém precisa dizer ainda alguma coisa?" Sim, claro que sim...temos mais é que exercitar o pensamento crítico para não trocar 6 por meia dúzia. Diante disso tudo, a atitude de Zeca Baleiro não me comove...quem dera ele tivesse continuado apenas compondo e cantando suas belas canções!!!