1 de dez. de 2008

O pré-sal caminha de braços dados com as refinarias

PRÉ-SAL NECESSITARÁ DE US$ 50 BI, PREVÊ BNDES

- O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) planeja mecanismos de financiamento para o setor de petróleo, com soluções específicas o para pré-sal. O "Programa de Investimento do Pré-sal (PIPS)", em análise pelo governo, parte da premissa de que serão necessários US$ 50 bilhões para desenvolver as reservas abaixo da camada de sal na bacia de Santos até o fim da próxima década. E sugere que os recursos sejam levantados no mercado doméstico como forma de desenvolver a indústria brasileira.
Uma idéia é o lançamento de títulos do pré-sal, que poderiam ser adquiridos no mercado local com o objetivo de captar recursos para a exploração das reservas.
Por outro lado, o Brasil tem de se preparar para manufaturar o seu petróleo. Claro que é mais vantagem vender os derivados do que o óleo bruto, pois além da geração de minhares de postos de trabalho, estaremos agregando valor ao seu produto final.
Portanto, o pré-sal não deverá adiar a construção das refinarias do Maranhão e Ceará. Um projeto depende do outro rumo ao desenvolvimento do país.