22 de nov. de 2008

A crise passa longe do varejo

Quem leva vantagem nesse Natal? Sinais contraditórios enviados pelo mercado mostram que não existe clareza sobre os reais efeitos da crise neste Natal. Enquanto o varejo mantém a tradição de fazer contratações temporárias para atender a maior demanda de clientes, muitas marcas começam a apelar para sorteios como forma de elevar vendas.

O jornal Valor Econômico publicou na 2a feira uma reportagem bem interessante, mostrando que o varejo e alguns setores da indústria de alimentos, como fabricantes de panetones e chocolates, estão contratando funcionários extras em volume igual e em alguns casos até mesmo maior do que no final do ano passado, quando não havia nem sombra dessa crise no horizonte .

Para você ter uma idéia, na rua grande o número de comerciários temporários para o Natal praticamente dobrou esse ano em relação a 2007, segundo Edmilson dos Santos, presidente do Sindicato da categoria de São Luís. Essas vagas já foram todas preenchidas e a tendência é de que a maior parte dessas pessoas seja efetivada. Se os comerciantes e fabricantes reforçam suas equipes é porque esperam boa demanda nesse fim de ano, certo? Por outro lado, a atividade promocional vem se intensificando. Essa semana eu assisti na TV a 3 comerciais seguidos, todos usando a estratégia do sorteio de prêmios para atrair clientes - eram da TIM, Fiat e Nestlé. Os shoppings , incluindo as grandes lojas de varejo do Maranhão (Gabriela, Liliane, Paraiba)foram na mesma direção. Moral da história : a crise passa longe do varejo. Bom Natal.