Infra-estrutura do Fórum Social Mundial impressiona
A infra-estrutura que está sendo montada nos campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) para o Fórum Social Mundial (FSM) Amazônia tem números impressionantes. Só na UFPA a estrutura inclui 189 salas, com capacidade para 30 ou 40 pessoas, além de várias áreas de alimentação, feira de economia solidária com 290 estandes, dois palcos e sala de imprensa com 90 computadores e 1.000 pontos de conexão wireless, sete cabines de rádio, dois estúdios de televisão e salas para entrevistas.
O prédio da reitoria da Ufra abrigará um cinema com capacidade para 400 lugares e mais auditório e outros espaços de conferência. Será construída ainda uma grande maloca para o encontro das nações indígenas e está reservada uma área para o acampamento da juventude.
Algumas dessas estruturas permanecerão no território do FSM e serão utilizadas após o evento. Também serão criadas linhas urbanas e fluviais que ligarão o território do FSM a outros pontos da cidade.
Os desafios da Pan-Amazônia
Toda a infra-estrutura para o FSM está sendo montada pelo Governo do Estado (em parceria com o Governo Federal) que, como facilitador, constituiu um comitê de apoio ao evento
O Fórum Social Mundial é um evento protagonizado por movimentos sociais de todos os continentes, para debates e troca de experiências de ações e gestão colaborativas das formas de vida no planeta.
A oitava edição do Fórum Social Mundial ocorrerá entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro de 2009, em Belém, e terá como pontos principais os desafios que envolvem a Pan-Amazônia.